Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Dia da Criança: Troca-de-Livro na ermida de Santa Apolónia

Reconquista - 28/05/2021 - 14:00

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, a Alma Azul dinamiza domingo, por antecipação, um momento informal da iniciativa Troca-de-Livro, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains.

Partilhar:

A iniciativa começou em 2016 no Festival Boom

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, a Alma Azul dinamiza domingo, dia 30 de maio, por antecipação, entre as 9H00 e as 11H00, um momento informal da iniciativa Troca-de-Livro, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains. Este espaço terá em exposição livros infantis e juvenis, podendo as crianças e jovens substituir um livro que já leram por outro que integre esta mostra.

O espaço Troca-de-Livro continua no dia 1 de junho, terça-feira, no mesmo local, mas entre as 18H00 e as 20H00. Promovido em sistema de voluntariado pela Alma Azul, neste Dia da Criança será destinado aos adultos, que também podem trocar um livro por um outro. Neste caso, a mostra contará com livros de autores de referência da língua portuguesa como Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Luísa Costa Gomes, Dulce Maria Cardoso, entre outros, além de monografias e outros estudos da Beira.

Em destaque no dia 1 de junho estará Camilo Castelo Branco, com dois livros que a Alma Azul trabalhou para sessões em bibliotecas municipais: “O Cego de Landim” e “A Queda dum Anjo”.

Atendendo a que já só há disponíveis sete exemplares de “O Cego de Landim”, que em 2008 integrou a coleção Literatura Portável, os mesmos serão oferecidos aos sete primeiros visitantes da exposição Troca-de-Livro em Alcains. Às 19H00, será dinamizada uma Conversa Aberta e Informal sobre o livro “A Queda dum Anjo”, onde serão recordados os deputados Calisto Elói de Silos e Benevides Barbuda, morgado da Agra de Freimas, e o Dr. Libório Meireles, “sujeito de 32 anos, cara honesta, e posturas contemplativas que terá passado por Coimbra e por todos conhecido como o herdeiro da fortuna de seu pai; o inventor da aguardente de nabos; ambos figuras lendárias do universo camiliano”.

Recorde-se que a iniciativa Troca-de-Livro com a Alma Azul começou em Idanha-a-Nova, no Festival Boom e continuou em Alcains, com duas sessões em 2018 e 2019, às quais se acrescentam estas que estão agora programas, coincidindo a de dia 1, com a data da morte de Camilo Castelo Branco, em 1890.

COMENTÁRIOS