Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Pais em tempos de crise: Diferentes modos de ser pais

Mário Freire - 03/02/2016 - 16:04

Várias vezes, nestas curtas crónicas, se tem referido a importância da família e do modo como ela funciona, no desenvolvimento afectivo, intelectual e social dos filhos. Os estilos parentais, isto é, os diferentes modos de os pais se relacionarem com os filhos, vão originar diferentes modos ou estilos de educar.

Num estudo da Universidade do Minho de 2011, feito por dois investigadores (Diana Soares e Leandro Almeida), pode aprofundar-se esta matéria. Diria, apenas, muito resumidamente, que se consideram quatro estilos parentais.

No estilo permissivo, apesar dos comportamentos inadequados dos filhos, os pais não recorrem a qualquer penalização, tolerando e aceitando os impulsos das crianças e os excessos dos adolescentes. O controlo dos pais sobre os filhos é fraco, embora o seu envolvimento afectivo seja elevado.

No estilo autoritário, pelo contrário, os pais exercem um forte controlo sobre os filhos, recorrendo a ameaças, proibições e, até, a castigos físicos, desvalorizando o diálogo e a autonomia. O importante, para eles, é a obediência à autoridade. O envolvimento afectivo com os filhos é baixo.

No estilo negligente, os pais nem supervisionam o comportamento dos filhos, nem dão apoio às suas necessidades e interesses. Simplesmente, pouco se importam com eles.

No estilo autorizado, há um equilíbrio entre o afecto e a supervisão. Os pais promovem e reforçam os comportamentos ajustados dos filhos, respeitam a sua individualidade, não deixando, porém, de exercer o seu controlo e de estabelecer os seus limites. Este é o estilo que promove o desenvolvimento das crianças e adolescentes, proporcionando a sua maturidade e está relacionado positivamente quer com o rendimento escolar, quer com a autoconfiança e a responsabilização, quer com a sua inserção no grupo e na sociedade.

"No estilo negligente, os pais nem supervisionam o comportamento dos filhos, nem dão apoio às suas necessidades e interesses. Simplesmente, pouco se importam com eles"

Claro que estes estilos são modelos teóricos, assentando na realidade, é certo. Muitos comportamentos dos pais ficarão entre um e outro estilo. De qualquer modo, fica aqui uma referência a eles para que os pais com filhos crianças e adolescentes possam melhor fazer uma avaliação do modo como se relacionam com os filhos e tirar as suas conclusões.

                                                                                         

COMENTÁRIOS