Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Educação: Associações de pais da Beira Baixa já têm federação

Lídia Barata - 22/06/2017 - 14:00

Na origem estão as associações de pais de cinco agrupamentos de escolas de Castelo Branco, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, com cerca de cinco mil alunos.

Partilhar:

A Federação quer agregar pais de todos os concelho e todos os Agrupamentos

As associações de pais de cinco agrupamentos de escolas de três concelhos (Castelo Branco, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão), envolvendo um universo de cerca de cinco mil alunos, constituíram-se como FAPEEBB - Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação da Beira Baixa.

A formalização da criação deste organismo foi feita a 24 de maio, em Assembleia Geral, realizada no Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, sendo a comissão instaladora formada por Ana Fontainhas, Ana Menezes, Fernanda Neves, Norberta Fernandes e Susana Martins.

Na mesma reunião foram eleitos os corpos sociais que tomaram posse esta segunda-feira, em Proença-a-Nova, onde tem sede, na recém inaugurada Casa das Associações.

Ana Menezes, presidente do conselho executivo, explica ao Reconquista que, além das associações e agrupamentos que integraram este arranque, todos foram convidados a participar, sendo a sua entrada concretizada à medida que se organizem as respetivas associações de pais.

"O objetivo é englobar a todos, pois quantos mais formos melhor defenderemos os interesses dos nossos filhos e o seu percurso educativo", sublinha, acrescentando que "alguns agrupamentos são de menor dimensão, pelo que juntos ganharemos dimensão".

A Federação vai, no imediato, "copiar as melhores práticas em termos federativos para chegar à escola, à direção, para levar os pais a participar mais no percurso educativo dos seus filhos, mas também que as escolas estejam recetivas a uma maior participação dos pais".

A ajuda mútua e a partilha serão ferramentas desta nova estrutura, devendo ainda a Federação tornar-se sócia da Confederação Nacional das Associações de Pais - Confap.

"Vamos também nesta fase inicial auscultar as associações individualmente, para saber como cada uma funciona, que dificuldades sentem, para, a partir daí, podermos definir uma estratégia conjunto para levar os pais a ser mais interventivos na educação dos seus filhos". 

Os elementos que compõem os órgãos sociais pertencem às diversas associações de pais de cada agrupamento.

Assim, a mesa da assembleia geral é presidida por Paulo de Almeida, da Amato Lusitano, e Cláudia Paulo e João Vilela são primeiro se segundo secretário, respetivamente, a primeira da Afonso de Paiva e o segundo da Amato Lusitano.

O conselho executivo é presidido por Ana Menezes, de Proença-a-Nova, tendo como vice presidente Ana Fontainhas, da Afonso de Paiva, como tesoureira Norberta Fernandes, da Amato Lusitano, como secretária Maria João Vicente, de Vila Velha de Ródão, como vogal efetiva Carla Mendonça, de Proença-a-Nova, e como vogais suplentes Rui Farinha, da Afonso de Paiva, e Ana Mariquitos, da Amato Lusitano.

Já o conselho fiscal é presidido por Fernanda Neves, de Vila Velha de Ródão, tendo como vogais Maria do Rosário Rodrigues, de Proença-a-Nova, e Benvinda Dias, de Vila Velha de Ródão.      

COMENTÁRIOS