Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Educação: ETEPA assinala 25 anos em Castelo Branco

Reconquista - 16/11/2017 - 17:58

A ETEPA assinalou os seus 25 anos na passada semana. A iniciativa englobou uma sessão pública que teve lugar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco e um jantar comemorativo.

Partilhar:

Sérgio Bento (ACICB), Luís Correias (CMCB) e Cristina Granada (ETEPA)

A ETEPA - Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense assinalou os seus 25 anos na passada semana, mais precisamente no dia 9, quinta-feira. A iniciativa englobou uma sessão pública que teve lugar na Biblioteca Municipal de Castelo Branco e um jantar comemorativo. Sérgio Bento, presidente da Direção da Acicb -Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, entidade proprietária da ETEPA , realçou que "um quarto de século é um marco histórico na atividade de qualquer instituição, pelo que é sem dúvida uma data que importa ser assinalada e festejada".

25 anos estão passados desde que a Direção da Acicb teve, como destacou, "a visão estratégica, para a criação de uma escola profissional, mais concretamente no dia 5 do mês de março de 1992, incluindo na ordem de trabalhos da reunião de Direção um ponto onde constava o seguinte: «Foi discutido um conjunto de intenções para a criação, em Castelo Branco, de uma escola profissional, situação que a partir deste momento se vai começar a por em prática»".

Desde esta reunião de Direção até ao início do primeiro ano letivo passaram aproximadamente apenas sete meses, como lembrou Sérgio Bento, desabafando: "É de facto inacreditável como é que em sete meses se consegue concretizar e pôr em funcionamento uma escola tecnológica e profissional". As aulas iniciaram-se a 12 de outubro de 1992.

"Custa-me um pouco dizer isto, mas, provavelmente, se este projeto tivesse sido apresentado hoje em dia, com as burocracias com as quais nos deparamos, nem ao fim de quatro ou cinco anos conseguiríamos iniciar as aulas", reconheceu o presidente da Acicb.

Hoje em dia, tal como sublinhou logo no seu discurso de tomada de posse para este primeiro mandato à frente desta associação albicastrense, "A ETEPA é uma escola à qual a associação tem de prestar uma atenção especial. Neste momento desenvolve a sua atividade nas instalações da Carapalha e na Escola da Horta D`Alva, na sequência do protocolo celebrado com a Câmara Municipal foi possível dar ao edifício da Horta D`Alva a sua função mais nobre, isto é, ser um espaço destinado ao ensino".

Trata-se de "uma «ferramenta» essencial (o ensino profissional) para abrir novos caminhos aos alunos, criando-lhes novas competências, ajudando-os, por um lado a ter mais fácil acesso ao mercado de trabalho, e por outro, dando a possibilidade aos empresários de poderem dotar os seus quadros de pessoal de alunos formados e com competência para o desenvolvimento da sua atividade".

Elogiando "o trabalho de excelência dos diretores, professores, colaboradores e naturalmente dos alunos que por lá passaram e daqueles que lá continuam", Sérgio Bento deixou também uma palavra de agradecimento a todos os parceiros daquela escola, "sem os quais a ETEPA não teria certamente o sucesso que tem".

Para o presidente do município albicastrense, a Etepa é já uma instituição de créditos firmados na cidade. Luís Correia referiu isso mesmo, tendo também ele a oportunidade de se pronunciar sobre o tema "Etepa 25 anos a construir o futuro" na medida em que, no dealbar deste estabelecimento de ensino, ali desempenhou funções dirigentes nas áreas administrativas e financeiras.

A atual diretora pedagógica, Cristina Granada, destacou quer na biblioteca municipal quer no jantar comemorativo as principais caraterísticas, valências e potencialidades desta escola, elogiando o papel de todos os profissionais e alunos que quotidianamente ali trabalham e estudam, sem esquecer os que contribuíram para o nascimento e consolidação da entidade.

No âmbito desta celebração, foram ainda convidadas diversas individualidades que direta ou indiretamente trabalharam e colaboraram com esta escola ao longo do último quarto de século nas mais diversas áreas a darem o seu testemunho sobre o passado, o presente e o futuro da Etepa.

COMENTÁRIOS