Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Efemérides: Penamacor chegou a botar peso no futebol distrital

Artur Jorge - 26/04/2020 - 15:34

Foi com António Real, que jogou na 1.ª divisão com o Sp. Covilhã, que o Penamacor chegou ao futebol nacional. Foi novamente campeão em 2010/11, com Andriaça.

Partilhar:

António Real conduziu a Adep ao primeiro título distrital de futebol. Estávamos em 2005/06

Esta semana recuperamos uma equipa histórica da Associação Desportiva Penamacorense (Adep). Foi o grupo de 2005/2006, conduzido por António Real, que colocou o emblema desportivo da vila de Penamacor no radar do futebol nacional. Quase uma década depois da construção do Estádio Municipal, “ali” no início da via que nos leva até ao país vizinho e a Valverde d’el Fresno.

A Adep, como outros clubes de sedes de concelho, marcou (e influenciou…) uma época temporal do futebol na área de jurisdição da AF Castelo Branco. Depois de algumas temporadas em crescendo, acabou por alcançar o título sob a orientação de um apaixonado do futebol, que construiu uma carreira (bem) interessante como jogador. Esteve na 1.ª divisão com o Sp. Covilhã na década de 1980 e representou, posteriormente, a Briosa!

“Tenho um plantel equilibrado. E bom”, confessava ‘Tó Real’ ao Reconquista em setembro de 2005, no lançamento da época do título. Já antes, como jogador-treinador tinha subido à 3.ª divisão o clube da sua terra: Teixosense.

Com os guarda-redes Manuel Silva, Ricardo Silva e Tó Alexandre (atual presidente); os defesas Hélder Correia, Sérgio Duarte, Zé Luís, Marco Rodrigues (atual coordenador técnico), Gonçalo e Ângelo; os médios Bruno Vieira, Hugo Andriaça (viria a ser campeão na Adep também como treinador em 2010/2011), Pedro Silveiro, Renato e Caronho; e os avançados Nuno Rogeiro, Picas, David, Osvaldo, Ricardo Santos, Ruben, Ricardo Fonseca e Ricardo Costa (iniciou a época no Sertanense). Presidia Paulo Seguro.

Foi uma época em que a Adep reinou. O Sernache ainda lhe tentou apertar os calcanhares, mas era ano do Penamacor. Só na última ronda da primeira volta cedeu os primeiros pontos, com um empate (2-2) com o Águias do Moradal de António Belo e José Goulão. A única derrota aconteceu à 14.ª jornada em Oleiros (1-0). O título foi confirmado a duas ronda do final, com um triunfo (2-0) em Unhais.

Nas quatro temporadas seguintes, o Penamacor militou na 3.ª divisão nacional. Chegou a cruzar-se com o Desportivo das Aves na Taça de Portugal. Em 2010/11, com o mister Andriaça (e outra vez Ricardo Costa, Sérgio Duarte e o capitão Pedro Silveiro no elenco) conquistou mais um título da AF Castelo Branco, mas acabou por renunciar à participação nacional por questões financeiras. Era presidente António Duarte.

COMENTÁRIOS