Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Encontro CPCJ: Futuro da infância e adolescência

Reconquista - 13/04/2017 - 8:00

O II Encontro das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) realiza-se dia 27 de abril, no Centro de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.

 

Partilhar:

O II Encontro das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) realiza-se dia 27 de abril, no Centro de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.

O  evento tem início às 9H30 e contará, na sessão de abertura, com as presenças da Coordenadora da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Perpétua de Jesus; do presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira; da presidente da CCPJ de Vila Velha de Ródão, Diamantina Valente; do diretor do Centro Distrital de Segurança Social, Melo Bernardo; e do comandante distrital da GNR, José Carlos Gonçalves.

O Encontro terá dois painéis que decorrerão às 10H00 e às 11H45, respetivamente. No primeiro será abordado o tema “Infância e Adolescência, que futuro?”, o qual terá como moderadora Isabel Nunes, enfermeira do Centro de Saúde de Vila Velha de Ródão. São oradores António Nabais (enfermeiro chefe do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa) que falará sobre os “critérios de avaliação e referenciação para a pedopsiquiatria”; e Paula Carvalho (psicóloga clínica e professora na Universidade da Beira Interior) que abordará a questão da “influência do contexto familiar para a gravidez na adolescência”. O segundo painel, moderado pelo comandante distrital da GNR, José Carlos Gonçalves, tem como tema “Boas Práticas de Prevenção”. Natália Cardoso, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, falará sobre “violência no namoro e stalking”, enquanto que Marisa Santos, assistente social da Casa de Infância e Juventude de Castelo Branco, fará a sua intervenção sobre o “acolhimento residencial: um percurso para a autonomização”. O Encontro inclui ainda workshops gratuitos, com início às 14H30, onde os psicólogos Elda Sá e Bruno Silva, falarão sobre biblioterapia e risoterapia, respetivamente.

A iniciativa é organizada pela CPCJ de Vila Velha de Ródão, em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, o Município de Vila Velha de Ródão, Ministério da Saúde, Rede Europeia Anti Pobreza e Instituto de Segurança Social.

COMENTÁRIOS