Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ensino Magazine acelera nos 25 anos

Reconquista - 02/03/2023 - 10:00

A corrida dos reitores e presidentes, conferências, exposições e a edição de um livro de políticas educativas integram o programa dos 25 anos do Ensino Magazine.

Partilhar:

As bolsas de mérito Ensino Magazine são entregues em todo o país

O Ensino Magazine acaba de assinalar 25 anos, assumindo-se, segundo o seu diretor, João Carrega, como “a principal publicação editada em Portugal, dedicada à educação, cultura e juventude, e que tem a sua distribuição em Portugal, Espanha (zona raiana), Países Africanos de Língua Portuguesa e Macau”.

“Esta dimensão, internacional, traz a toda a equipa, composta por profissionais de primeira água, uma responsabilidade acrescida, mas também uma vontade imensa de fazer sempre mais e melhor”, revela o atual diretor do Ensino Magazine, que em conjunto com João Ruivo (diretor fundador), Vitor Tomé (editor) e Rui Rodrigues (editor gráfico) decidiram, em 1998, apostar numa publicação inovadora elaborada por profissionais qualificados, com o objetivo de ligar as academias à sociedade e entre si. “A esta equipa juntou-se um conjunto valiosíssimo de colaboradores e parceiros, que têm permitido concretizar um projeto que tem os melhores e mais exigentes leitores”, frisa.

O balanço deste quarto de século é por isso positivo: “assumimo-nos como uma publicação sem fronteiras, que foi capaz de estabelecer parcerias com instituições de ensino portuguesas e estrangeiras, que é parceira da Unesco, através da sua rede de escolas associadas, e que tem um forte compromisso social, através da atribuição de bolsas de mérito, anuais, aos melhores alunos das universidades e politécnicos nossos parceiros. Em boa hora lançámos, com o João Ruivo, o Ensino Magazine, desafiando ainda o saudoso Vitor Serra, administrador do Reconquista, a ser nosso parceiro, a que se associou o entusiasmo e o apoio do seu então diretor, Alfredo Serra Magalhães, e do seu sub-diretor, José Júlio Cruz”.

O aniversário vai ser assinalado durante um ano com um conjunto de iniciativas, como “exposições itinerantes, uma com ilustrações de Luísa Nunes e outra com painéis que retratam o percurso da publicação e do ensino em Portugal nos últimos 25 anos; a publicação de um livro sobre políticas educativas em Portugal; conferências sobre educação em vários locais do país; ou a corrida dos reitores e dos presidentes, a realizar no kartódromo de Castelo Branco”, revela o diretor do Ensino Magazine.

Para além daquelas atividades, já este mês o Ensino Magazine volta a marcar presença nas principais feiras nacionais de educação, de que é parceiro: a Qualifica, na Exponor; e a Futurália, em Lisboa.

“Neste percurso, que começou precisamente no ano em que a EXPO’98 trouxe o Mundo a Portugal, procurámos levar os mundos das academias às diferentes instituições e à sociedade, de uma forma objetiva e clara”, explica João Carrega, para acrescentar: “a génese do Ensino Magazine mantém-se inalterada. A meio caminho entre Lisboa e Madrid, mantemo-nos fiéis a um conjunto de princípios que nos norteiam e que passam sobretudo pelo rigor noticioso, pela isenção e independência, mas também pela intervenção, quando necessária, em defesa de uma melhor qualificação e rede de ensino”, explica João Carrega.

Aquele responsável adianta que “estes 25 anos permitiram-nos fazer muitos retratos do ensino, da educação e da cultura, auscultámos políticos, músicos, artistas, desportistas, professores, investigadores, estudantes... Estivemos na linha da frente na discussão da implementação da Declaração de Bolonha, e o que isso mudou no ensino superior europeu! Assistimos e explicámos o nascimento de novas faculdades e escolas, vivenciámos as dificuldades das instituições em tempos de crise económica e da pandemia, mas também confirmámos o seu crescimento”.

João Carrega recorda o facto do “Ensino Magazine ter sido das primeiras publicações a apresentar um portal na internet e quisemos que os nossos leitores fizessem parte desse projeto, através da implementação de concursos internacionais de fotografia, de criação de páginas de internet e de vídeos, mas também com a criação de um repositório científico com artigos de livre acesso”. E lembra que “à vertente informativa, que faz do Ensino Magazine uma das publicações mais requisitadas por estudantes que querem escolher o seu futuro, junta-se o espaço reflexivo e opinativo, onde participam colaboradores de excelência, muitos fora da sua zona de conforto, o que enriquece os conteúdos e as perspetivas apresentadas”.

COMENTÁRIOS