Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ensino superior: Cerca de 30 estágios para Castelo Branco

Reconquista - 20/04/2017 - 8:00

Cerca de 30 dos mil estágios que a Fundação Juventude disponibiliza para jovens a frequentar o penúltimo e último ano de qualquer curso do ensino superior, vão ser feitos em empresas de Castelo Branco.

Partilhar:

Cerca de 30 dos mil estágios que a Fundação Juventude disponibiliza para jovens a frequentar o penúltimo e último ano de qualquer curso do ensino superior, vão ser feitos em empresas de Castelo Branco. As candidaturas à 25.ª edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas já estão abertas e há uma procura crescente por parte das empresas destes jovens, com formação em áreas específicas e especializadas.  

Os estágios realizam-se entre julho e setembro de 2017 e pressupõem a atribuição de subsídio de alimentação e de transporte, assim como um seguro de acidentes pessoais. As mil vagas disponíveis em todo o país estão distribuídas por mais de 100 áreas de formação, que vão desde saúde à tecnologia, passando pelo ensino, formação, ambiente, gestão ou áreas específicas como antropologia ou arqueologia. Para a região de Castelo Branco existem cerca de 30 vagas em 20 áreas de formação, podendo cada um dos jovens candidatarem até quatro vagas de estágio, de acordo com as suas preferências.

Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, avança que "na última edição do PEJENE a taxa de empregabilidade, verificada após a realização do estágio, foi de 19 por cento, o que representa um acréscimo de quatro por cento face a 2015. São resultados que se revelam bastante significativos, tendo em conta a conjuntura atual, em que existe uma grande dificuldade de empregabilidade por parte de jovens diplomados".

O PEJENE enquadra-se num dos vetores estratégicos de atuação da Fundação da Juventude - Emprego e Empreendedorismo – e constitui um importante fator de enriquecimento curricular assim como aquisição de experiência e conhecimento em contexto laboral. Analisadas as vagas disponíveis, as áreas de formação que continuam a ser mais requisitadas pelas empresas são as relacionadas com Economia, Finanças e Gestão de Empresas (13 por cento), Comunicação Publicidade e Marketing (19 por cento), apoio administrativo e Secretariado (10 por cento) e Informática e Tecnologias (nove por cento). Segundo a Fundação da Juventude são estas algumas das áreas nas quais as empresas tendem a investir para se tornarem mais competitivas e para se afirmarem no mercado. Nesta edição de 2017 houve mesmo um acréscimo de mais de 100 por cento em áreas como Relações Internacionais e Arqueologia.

 

COMENTÁRIOS