Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Escalos de Baixo: O nosso principal patrocinador é o povo

Ghislaine de Carvalho - 15/06/2023 - 9:59

Durante o mês de Agosto até ao início de Setembro várias aldeias organizam festas em honra ao seu Santo Padroeiro. Estes festejos estão profundamente enraizados na cultura do povo da Beira Baixa.

Partilhar:

Durante o mês de Agosto até ao início de Setembro várias aldeias organizam festas em honra ao seu Santo Padroeiro. Estes festejos estão profundamente enraizados na cultura do povo da Beira Baixa.
Também, em Agosto, sempre se assinalou o Dia do Emigrante, uma comemoração que enaltece o esforço do nosso emigrante que regressa ao Concelho, sobretudo no mês de Agosto.
Implicitamente, estes eventos tradicionais proporcionam uma visibilidade à zona da Beira Baixa, ao Turismo Centro de Portugal que tanto aposta no desenvolvimento do Interior.
Um Festival mais Solidário que tem bilhetes à venda, onde mais de 65 empresas ganham receitas, com a ajuda do Município de Castelo Branco será organizado em pleno mês de Agosto. 
Na minha aldeia sempre se celebrou a festa no segundo domingo de Agosto, é assim, é tradição!!!
Sabemos, todos, que a organização das festas de aldeia é assumida por uma Comissão nomeada rotativa anualmente e que mantém assim uma tradição viva.
O público das nossas festas sempre contou com música ao vivo, algumas práticas desportivas e tradicionais e a entrada é livre.
Os organizadores são corajosos, voluntários, correm o risco de serem os lesados das festas, porque só se conta com a ajuda dos amigos e familiares. Trabalha-se um ano inteiro na preparação para garantir as verbas. O nosso banco é o povo graças ao peditório. Todos trabalhamos em prol do povo das freguesias que cada vez estão mais envelhecidas e com menos população.
No fim de contas, Castelo Branco anuncia oficialmente ao país inteiro, por via dos média, as datas de um Festival +Solidário que vem arrasar os pequenos organizadores das festas de aldeias.
Será que temos de trocar o nome das nossas festas para inglês para ter os apoios municipais? A Feira do queijo de Alcains transformou-se num cheese festival, ironicamente talvez um terço da população de Alcains sabe falar inglês fluentemente. Estamos a cair no ridículo dos festivais na Beira Interior.
Será que o Festival +Solidário do próximo ano se realizará nas datas do Boom Festival !!!
Viva os lobbies!!!
E citando o site do Festival+ Solidário mas adaptado a nossa realidade, contamos com o seu apoio, patrocínio e ajuda na nossa Village party 2023.

COMENTÁRIOS

JMarques
No ano passado
São as pseudo modernices a passar à frente das tradições culturais e populares, que ridicularizam os seu promotores.