Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Escalos de Baixo: Padre Adelino celebrou 60 anos de sacerdócio na sua terra

Lídia Barata/Cláudio Fazenda - 05/01/2023 - 8:00

O padre Adelino Lourenço celebrou no último dia do ano os seus 60 anos de ordenação sacerdotal na sua terra natal, em Escalos de Baixo.

Partilhar:

Participaram no evento os párocos da zona pastoral de Alcains, família e amigos

O padre Adelino Lourenço celebrou sábado, último dia do ano, os seus 60 anos de ordenação sacerdotal (23 de dezembro de 1962) na sua terra natal, em Escalos de Baixo, onde rezou Missa Nova há precisamente seis décadas, a 30 de dezembro de 1962.

Escalos de Baixo juntou-se assim às celebrações que já haviam decorrido em Idanha-a-Nova, onde o padre Adelino Lourenço exerce o seu ministério de sacerdote há cerca de 50 anos.

A vocação que começou aos cinco anos em Escalos de Baixo, sua terra natal, ganhou alicerces na passagem pelos seminários de Gavião, Alcains e Portalegre. Foi ordenado sacerdote pelo então bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Agostinho de Moura, que interiorizou e pôs em prática as lições do Concílio Vaticano II (1962-1965).

Sessenta anos depois, o sacerdote recordou na sua homília o dia 30 de dezembro, de 1962, em que celebrou na mesma Igreja, mas que era muito diferente na altura, a sua Missa Nova, sete dias depois da sua ordenação. “Embora ande lá por terras raianas, muitas vezes me lembro da minha terra natal, Escalos de Baixo”, afirmou.

Nesta eucaristia celebrativa foi-lhe oferecido um ramo de flores e uma imagem do Bom Pastor. No final foi partilhado com o povo presentes o bolo de aniversário.

COMENTÁRIOS