Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Escola Cidade de Castelo Branco nas finais nacionais da Química

José Júlio Cruz - 23/03/2023 - 8:59

A Escola Cidade de Castelo Branco acaba de garantir a presença na final nacional das Olimpíadas da Química Júnior.

Partilhar:

Os alunos e a professora que participaram nas Olimpíadas da Química, na Universidade de Aveiro

Os alunos Luís Oliveira, David Domingos e Pedro Barrocas acompanhados pela professora Florinda Carrega, da Escola Básica Cidade de Castelo Branco (Agrupamento Nuno Álvares) garantiram, no passado sábado, na Universidade de Aveiro, a presença na final nacional das Olimpíadas da Química Júnior, informou a academia de Aveiro.

A equipa albicastrense classificou-se na segunda posição da semi-final que reuniu na Universidade de Aveiro em que participaram 43 escolas do 3º ciclo de toda a região centro e cinco do arquipélago dos Açores, num total de 200 estudantes.

Os alunos albicastrenses só foram ultrapassados pelo conjunto composto pelos alunos Figueiredo, Rodrigo Domingues e Tomás Aidos, que foram acompanhados pelo professor Paulo Dias da Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Guilherme Correia de Carvalho de Seia.

Para além daquela equipa, a Escola Cidade de Castelo Branco participou com outra equipa, também orientada pela docente Florinda Carrega, composta pelos alunos Carolina Garcia, Afonso Galvão e Laura Santos.

VENCEDORES De referir que a Escola Cidade de Castelo Branco sagrou-se também campeã nacional de ciência em rede, na prova fisQ 8, através da equipa composta por Matilde Esteves e Beatriz Ramos, tendo ainda obtido um quarto lugar, com as alunas Inês Roque e Rita Capinha, e um nono posto com as estudantes Beatriz Santos e Joana Correia. A participação das três equipas foi coordenada pela professora Florinda Carrega. Com estes resultados a Escola foi considerada a segunda melhor do país neste concurso que envolveu centenas de alunos e que decorreu entre 27 de fevereiro e 3 de março.

Já na prova do 9º ano, as equipas do Agrupamento obtiveram a nível nacional a melhor pontuação, o que se traduziu no 1º lugar nacional. Por equipas foi também conquistada a medalha de ouro com a equipa composta pelas alunas Carolina Garcia e Madalena Alves. Os estudantes Afonso Galvão e Frederico Calmeiro obtiveram o sexto lugar. As equipas foram também coordenadas pela docente Florinda Carrega.

COMENTÁRIOS