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Escuderia: Gangsters, Cadillac e a guerra de 39-45…

Artur Jorge - 25/10/2019 - 9:13

Luís Marçal Grilo, sócio fundador, subiu ao palco e historiou os antecedentes que estiverem na génese da criação da Escuderia Castelo Branco..

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Luís Marçal Grilo fez uma incursão por um momento histórico da indústria automóvel

Luís Marçal Grilo, sócio número 3 e um dos fundadores da Escuderia Castelo Branco em 1964, interveio na noite alusiva aos 55 anos do clube. Subiu ao palco e historiou os antecedentes que estiverem na génese da sua criação. “O que passou pela cabeça daquele grupo de malta nova com 22 ou 23 anos? A causa remonta a quê? Há guerra de 39-45…”.

O arquiteto foi à crise da indústria automóvel – “nesse período fabricaram-se armas e não automóveis”, disse – recordou a ascensão dos construtores americanos “face a uma Europa desfeita”, os carros dos Gangsters, o Cadillac blindado de Al Capone que Roosevelt utilizou até ser construído também um blindado para o presidente dos EUA, “o lindíssimo Cadillac de Domingos Pio”, um saudoso colecionador albicastrense, os “carros horrendos” americanos da entrada da década de 1950 e o reaparecimento da indústria europeia. Episódios que aguçavam o apetite aos amantes dos automóveis e que eram tema de conversa no antigo Hotel Turismo. Vinte e quatro pessoas fundaram a ECB. Em nome de todos –a maioria já recordada a título póstumo – Luís Marçal Grilo deixou a sua gratidão pelo nível de competência dos dirigentes, “que elevam o nome da Escuderia até além fronteiras”. Em boa hora foi criada…

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