Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Este é um bom exemplo de aplicação dos fundos do PRR:

José Pedro Leitão - 26/01/2023 - 9:56

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujo período de execução decorrerá até 2026, é um plano de investimentos de aplicação nacional que apresenta vários pilares relevantes da política comunitária, entre eles o relativo às políticas para a próxima geração, incluindo o reforço do investimento na educação e na melhoria das qualificações de jovens (Impulso Jovem STEAM) e de adultos (Impulso Adultos).

Partilhar:

José Pedro Leitão

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujo período de execução decorrerá até 2026, é um plano de investimentos de aplicação nacional que apresenta vários pilares relevantes da política comunitária, entre eles o relativo às políticas para a próxima geração, incluindo o reforço do investimento na educação e na melhoria das qualificações de jovens (Impulso Jovem STEAM) e de adultos (Impulso Adultos).
Neste contexto, e integrada no programa Living the Future Academy da Universidade de Coimbra (UC) sugeri e organizei, em iniciativa conjunta entre a Reitoria da UC e a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, em parceria com a Câmara Municipal da Sertã, a criação de um Curso de Especialização em Promoção de Estilos de Vida Ativos e Saudáveis em Territórios de Baixa Densidade. Financiado na íntegra pelo PRR (Impulso Adultos), proporcionará formação complementar na área da promoção da atividade física, do exercício físico e da alimentação saudável, a profissionais de territórios de baixa densidade, com experiência em diferentes contextos socioculturais, conferindo-lhes competências adicionais de seleção, organização e monitorização de atividades físicas, de exercício e de estimulação de hábitos alimentares saudáveis, suportados por uma consciência ambiental mais sustentável e inclusiva.
Como principais objetivos destacam-se a promoção da prática de atividade física e de exercício físico, em ambientes naturais e inclusivos, associados ao desenvolvimento de uma consciência baseada na sustentabilidade, no respeito pela natureza e pela biodiversidade, na modificabilidade do comportamento direcionado para a prática regular de atividade física, para o desenvolvimento de estilos de vida ativos e saudáveis visando a melhoria da saúde e do bem-estar. Em termos de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030), estimula o desenvolvimento de competências de promoção de estilos de vida ativos e sustentáveis nos domínios da(o): i) Redução do risco global de doença, ii) Promoção da saúde mental e do bem estar, iii) Eliminação de disparidades de género e promoção das igualdades de acesso, iv) Fomento de conhecimentos e de competências necessárias à promoção do desenvolvimento sustentável e v) Promoção de intervenções locais orientadas baseada em políticas inclusivas.   
O curso, oferecido em formato B-learning e horário pós-laboral, terá uma duração semestral e uma carga letiva de 160 horas de contacto (30 créditos ECTS), sendo as aulas realizadas presencialmente ou em formato síncrono (on-line), visando a melhoria do conhecimento, a inovação, a discussão e o pensamente crítico. As unidades curriculares práticas serão exclusivamente presenciais, de forma a consolidar e avaliar in loco os conhecimentos práticos e as competências solicitadas aos estudantes. O curso apresenta ainda uma unidade curricular de Projeto de Intervenção Comunitária, tida como integradora dos conteúdos lecionados e que visa estimular a creatividade e o empreendedorismo dos intervenientes, através do desenvolvimento de projetos de intervenção local direcionados para grupos alvo e em parceria com entidades da sociedade cívil, da economia local e eventuais projetos já existentes ou a criar no território. As sessões presenciais decorrerão nas instalações do SerQ, polo de investigação da UC na Vila da Sertã, que assim acrescenta a componente de formação no Ensino Superior Universitário ao seu âmbito de intervenção. 
Aos mais complexos desafios da sociedade, devemos responder de forma objetiva, com projetos colaborativos e utilizando os meios que são colocados à nossa disposição. Este é pois um bom exemplo de aplicação dos fundos do PRR, fomentando a transferência do conhecimento, a abertura à comunidade e a melhoria das qualificações profissionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nos territórios do interior e constituindo um fator de potencialização da economia local.

 

COMENTÁRIOS