Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Tinalhas: Feira do Porco recupera tradições no fim de semana

Reconquista - 13/04/2023 - 15:46

A Feira do Porco e Enchidos regressa a Tinalhas, no espaço envolvente à Capela da Rainha de Santa Isabel, nos próximos dias 15 e 16 de abril.

Partilhar:

O evento foi apresentado pelos autarcas

A Feira do Porco e Enchidos regressa a Tinalhas, no espaço envolvente à Capela da Rainha de Santa Isabel, nos próximos dias 15 e 16 de abril. A iniciativa que nos últimos anos foi interrompida devido à pandemia está de volta com um figurino que pretende valorizar uma tradição ligada à economia familiar (matança do porco e confeção de enchidos). O evento foi apresentado na passada terça-feira, na Câmara de Castelo Branco, que com a Junta de Freguesia de Tinalhas promovem o evento.

“Este tipo de atividades está em extinção fruto de diferentes limitações. Por isso, um evento que traga ao presente o passado é por nós acarinhado. Esta é a atividade realizada em Tinalhas com o maior investimento por parte da Câmara, que tem estado em sintonia com a Junta de Freguesia. Trabalhámos em conjunto para fazer um programa atrativo”, explicou Leopoldo Rodrigues, presidente da autarquia albicastrense.

Na conferência de imprensa que serviu de apresentação à Feira, José Carlos Dé, presidente da Junta de Freguesia, realçou o investimento efetuado pela câmara na animação do evento, que permitiu a realização de dois espetáculos na noite de sábado, com as atuações do Grupo Musical 7ª Arte e Rui Alves; e da artista Cláudia Martins & Minhotos Marotos, para além de toda a restante animação.

Aquele responsável acredita no sucesso da iniciativa, que “terá na manhã de sábado um desfile e exposição de automóveis antigos e motos, com a participação do grupo motard T’atestar e do Clube de Automóveis Antigos”.

A feira terá 21 expositores e uma zona de restauração. Com abertura às 10H00 de sábado, a iniciativa contará, ainda nesse dia, com as atuações da Sociedade Filarmónica de Tinalhas (17H00) e da Estudantina (18H00). A inauguração está agendada para as 16H00. “As bandas filarmónicas do concelho, onde se integra a Sociedade de Tinalhas, têm um papel muito importante na formação musical de jovens que deve ser sublinhado e valorizado”, acrescentou Leopoldo Rodrigues.

No domingo realiza-se o passeio pedestre “Rota das Cruzes e Cruzeiros”, às 9H30, numa iniciativa que juntará cerca de 100 pessoas. Ao meio dia decorre uma missa na Capela da Rainha Santa Isabel. A parte da tarde é dedicada ao folclore, com a atuação do rancho “Os Loureiros”, da Lardosa. As Concertinas da Carapalha farão a animação itinerante. O evento termina, às 18H00 com uma prova de enchidos.

COMENTÁRIOS