Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Festival DME: Sons persas no palco do auditório da ESART

Reconquista - 10/11/2021 - 14:00

Castelo Branco volta a receber um projeto do Festival DME, um concerto de música persa, com Ramin Rahmi e Ali Mohamadi Kolagar.

Partilhar:

Concerto destaca tradição musical persa e os instrumentos típicos

Castelo Branco volta a receber um projeto integrado no Festival DME (Dias de Música Eletroacústica). O evento regressa à cidade, mais concretamente à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde esta quinta-feira, dia 11 de novembro, pelas 16H00, o auditório 1 será palco de um concerto de música persa.

Ramin Rahmi e Ali Mohamadi Kolagar são os protagonistas deste evento, onde mostram a sua arte e promovem os instrumentos tradicionais e a cultura das suas raízes.

Ramin Rahmi nasceu no Irão e começou a sua carreira musical aos quatro anos de idade. Aprendeu a tocar os instrumentos de percussão tradicionais persas, tombak e daf, passando depois ao alaúde persa de pescoço longo. Estudou ainda musicologia na Academia de Música em Teerão, continuando a sua formação académica no Conservatório Tchaikovsky, em Moscovo. Ramin Rahmie estudou com mestres reconhecidos no panorama da música tradicional persa, como Mohamadreza Lotfi e Hosein Alizadeh. Além desta passagem por Portugal, Rahmi conta no seu currículo com concertos no Irão, em Itália, na Alemanha, na Suécia, em França e na Rússia. Integra a Music Chamber Oschestra - Bridges, desde 2018.

Neste concerto na Esart, vem acompanhado de Ali Mohamad Kolagar, mestre na sua arte, tendo-se especializado em tar e setar. Ali Mohamad Kolagar trabalhou com os maestros Lotfi e Derakhshani, mas desenvolveu também um vasto percurso em belas-artes. Há vários anos que atua em festivais como, por exemplo, no Bad Kreuznach.

COMENTÁRIOS