Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Mata: Festival do Sopro com música e livros

Reconquista - 31/03/2023 - 17:05

Depois de uma interrupção, devido à pandemia de Covid-19, o “Festival de Foles – Sopro do Acordeão” volta à Mata com um programa de excelência que se prolonga pelos dias 1 e 2 de abril.

Partilhar:

Depois de uma interrupção, devido à pandemia de Covid-19, o “Festival de Foles – Sopro do Acordeão” volta à Mata com um programa de excelência que se prolonga pelos dias 1 e 2 de abril. “Vai ser um momento muito agradável e integrador”, diz António Falcão, presidente da União de Freguesias de Escalos de Baixo e da Mata.

Com muitos estrangeiros residentes naquele território, de países tão diferentes como Espanha, Bélgica, França, Dinamarca, Suíça ou Alemanha, o próprio programa do festival vai ser também distribuído em língua inglesa. “Isto permitirá que eles tenham acesso à informação. No futuro até poderemos apresentá-lo noutras línguas”, justifica António Falcão.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara, sublinha a importância do evento “muito dedicado ao acordeão. É um festival que vai ao encontro da dinamização das nossas freguesias, numa perspetiva cultural e económica, mas também da reflexão do território”.

Um dos cabeças de cartaz deste Festival é Gonçalo Pescada, o primeiro licenciado em acordeão no nosso país (na Escola Superior de Artes Aplicadas), vencedor de vários concursos e um dos intérpretes mais reconhecido internacionalmente, hoje professor na Universidade de Évora. Gonçalo Pescada atuará com Mário Marques, às 18H30 na Capela de São Pedro, concretizando o concurso Rouge.

A iniciativa decorre no Largo de São Pedro e tem associada a tradicional feira, onde os produtos locais estarão presentes. O espaço abrirá ao público às 10H00. O desporto também marca presença no primeiro dia do Festival, com o Passeio TT entre Castelo Branco e a Mata, numa organização do Clube TT de Castelo Branco.

Ainda durante a tarde, pelas 15H00, realiza-se na Capela de São Pedro, o concerto de Francisco Martins, e animação itinerante, pelo grupo Picadinhos da Concertina. Às 15H30 será apresentado o livro “Retratos à la Minuta. Para as 22H30 decorrerá o espetáculo do grupo 7 Saias. O dia 2 de abril começa (às 9H00) com o passeio pedestre encenado, com a participação do grupo Váatão. A feira abrirá ao público às 10H00. Ao longo do dia haverá animação itinerante com o grupo “Amigos da Concertina”, a atuação do artista Rui Alves (15H00) com o espetáculo “Volta a Portugal em Bicicleta) e o concerto Danças Ocultas (18H00).

 

Retratos à la Minuta

no dia 1 na Mata

A apresentação do livro “Retratos à la Minuta – Escalos de Baixo e Mata”, da autoria de Manuel Barata, no dia 1 de abril, pelas 15H30, na sede da Junta de Feguesia da Mata, é outro dos momentos importantes do Festival.

A obra, com edição exclusiva da RVJ Editores, apresenta um conjunto de crónicas que retratam diferentes figuras e personalidades das duas aldeias. Pessoas simples que são descritas pelo olhar do autor. “O meu objetivo foi, desde o início, contar estórias; estórias com alguma graça, que preservem a memória de pessoas de ambas as aldeias e que são parte do nosso património imaterial”, explica o autor na nota introdutória. A apresentação será feita pela docente Maria de Lurdes Gouveia Barata e este será um momento muito interessante para se recordarem pessoas e histórias das duas aldeias.

COMENTÁRIOS