Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Festival dos Moinhos está de volta

João Carrega - 11/07/2022 - 11:40

O Festival dos Moinhos está de volta à Póvoa de Rio de Moinhos. O evento decorre de 15 a 17 de julho e terá muita animação e boa gastronomia.

Partilhar:

O programa do evento foi anunciado na autarquia

Na aldeia da Póvoa de Rio de Moinhos ainda há um moinho em funcionamento. Foi recuperado e tem permitido a realização de diferentes atividades, algumas das quais com crianças que ali testemunham o moer do trigo e o amassar do pão. Essa estrutura dá o mote para mais uma edição do Festival dos Moinhos, que decorre naquela aldeia de 15 a 17 de julho.

O evento foi apresentado na Câmara de Castelo Branco, em conferência de imprensa, na passada terça-feira. “Este certame pretende dar a conhecer uma parte da história da freguesia, mas ao mesmo tempo quer dinamizar a economia local, permitindo aos artesãos e produtores locais exporem e venderem os seus produtos”, explica a presidente da União de Freguesia de Póvoa de Rio de Moinhos e Cafede, Ana Pereira.

Este ano o evento terá lugar no largo da Devesa e contará com cerca de 30 expositores que abrangem vários setores como o artesanato, produtos locais e restauração. Ana Pereira explica que estão previstas diferentes atividades para o certame, que passam pela promoção do bem estar com um passeio pedestre, promovido pela Associação Pró-Desenvolvimento Póvoa e Cafede, no dia 16, às 7H30; pela animação, itinerante e fixa, e por iniciativas destinadas às crianças.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, recorda que o Festival se realiza desde 2018, tendo sido interrompido pela pandemia. “É uma iniciativa que vai ao encontro de uma atividade económica da freguesia”, justifica, lembrando que “o festival surge na sequência da promoção que temos vindo a fazer nas diferentes freguesias sobre as suas atividades e tradições. Avaliámos bem o retomar da mesma e entendemos a sua importância”.

O Festival é inaugurado dia 15 de julho às 18H00. Nessa noite haverá um concerto com o grupo Sons do Minho. No dia 16, sábado, de manhã decorre o passeio pedestre e haverá animação até à 1H00 da manhã com os grupos Moustache Brass Band, Banda Filarmónica de Tinalhas, Barbosa Brass Band, Remix e DJ Mastkshine. No domingo, as atividades começam às 15H00 e terminam às 18H00, com as atuações dos grupos Beira Brass Band e Picadinhos da Concertina. No fim-de-semana estará também disponível o Cantinho dos Padeiros destinado crianças que podem fazer o seu pão.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Viver as tradições é também homenagear os antepassados.