Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Fevereiro: Juntos por uma internet melhor e mais segura

Reconquista - 10/02/2022 - 11:30

A Microsoft, a GNR e o Consórcio do Centro Internet Segura celebram o mês da Internet Segura, com várias ações de sensibilização junto da comunidade escolar.

Partilhar:

As autoridades estão atentas, mas as ameaças são cada vez mais

A Microsoft, a GNR e o Consórcio do Centro Internet Segura celebram, ao longo de fevereiro, o mês da Internet Segura, com várias ações de sensibilização junto da comunidade escolar, alertando os mais novos para o uso correto da tecnologia. Com o mote “Juntos por uma internet melhor!”, as sessões de sensibilização recorrem ao Minecraft, uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos (game based learning) que promove a criatividade, colaboração e resolução de problemas numa experiência digital imersiva e divertida, explicam em comunicado os promotores.

Eduardo Antunes, diretor executivo do setor público da Microsoft Portugal, refere que “esta iniciativa é de extrema importância ainda mais num contexto em que se tem verificado um aumento das quebras de segurança, dos ciberataques ou do roubo de identidade, num mundo cada vez mais digital. Alertar, sensibilizar e formar a comunidade escolar é fundamental, porque é através da formação, da correta utilização da tecnologia e da aplicação de boas práticas que se minimizam, ou mesmo evitam, muitos dos perigos identificados”.

Nas sessões os alunos aprofundam, através de um jogo, temáticas como fake news, segurança, cyberbullying, proteção e partilha de informação na internet. Com experiência na implementação de atividades ligadas à ciência e à tecnologia, o Visionarium desenvolveu os conteúdos ministrados nestas sessões, adaptados aos diferentes graus do ensino básico e secundário.

O major Pedro Ares, da GNR reitera que “face à persistente conjetura pandémica, a utilização das tecnologias no meio escolar foi determinante para permitir dar continuidade ao ensino não presencial. E é neste enquadramento especial que a GNR tem apostado grande parte das suas ações de prevenção e sensibilização. Através das Seções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), a Guarda reforça o seu compromisso para com as crianças, jovens, encarregados de educação e agentes educativos”.

As sessões são gratuitas e serão administradas por voluntários da Microsoft e da GNR, podendo já ser requisitadas pelas escolas do ensino básico e secundário. Desde o início desta parceria institucional, as ações de sensibilização registaram a participação de mais de 223 mil estudantes e professores em 1250 escolas, com o apoio de 1.400 voluntários.

COMENTÁRIOS