Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Finalistas: Excessos não deixam boas memórias

Lídia Barata - 11/04/2019 - 12:51

A PSP e o Corpo Nacional de Polícia , uniram esforços em duas ações de sensibilização, dirigidas a cerca de 70 alunos finalistas, so secundário.

Partilhar:

Autoridades alertam para os riscos

No âmbito da cooperação transfronteiriça que a PSP mantém com o Corpo Nacional de Polícia (CNP) espanhol, as duas forças de segurança uniram esforços em dias ações de sensibilização, realizadas quarta-feira, dia 3 de abril, dirigidas a cerca de 70 alunos finalistas, dos agrupamentos de escolas Amato Lusitano e Nuno Álvares, em Castelo Branco. Dado que estes jovens, neste período de pausa letiva da Páscoa já têm a tradição de rumar a Espanha, o objetivo destas ações foi o de alertar e esclarecer estes jovens para as situações de risco a que estão sujeitos e das quais podem advir consequências para eles próprios e para os seus bens, prevenindo-os para evitarem dissabores.

“A estes jovens foram dados conselhos sobre todos os riscos que podem encontrar nesta viagem, aconselhando-os a adotar comportamentos preventivos, para com os seus haveres, pois podem ser facilmente alvos de furto, roubo ou burla. Mas foram também avisados sobre as diferenças entre a legislação dos dois países e dos procedimentos legais em caso de incorrerem em algum tipo de crime”, explica o comandante distrital da PSP. O superintendente José Pires Leonardo dá como exemplo o procedimento policial em caso de posse de estupefacientes, que “é muito menos condescendente em Espanha, pois com a mesma quantidade que em Portugal são encaminhados para uma Comissão de Dissuasão, em Espanha são detidos”.

Nestas ações estiveram também presentes duas enfermeiras, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco, que alertarem os jovens relativamente a comportamentos sexuais de risco e consumos de substâncias estupefacientes.

que lhes transmitimos foi que o desejo era de que se divertissem e que no regresso a casa trouxessem na bagagem boas memória para o futuro, dos momentos de diversão e convívio, e não traumas com consequências, muitas vezes, para o resto da vida”, reitera o comandante, lembrando que muitos jovens ainda não estão conscientes dos riscos de colocar determinadas imagens e vídeos na internet.

Recorde-se que além da sensibilização, esta cooperação entre PSP e CNP realiza-se também no âmbito da investigação criminal, da prevenção com patrulhamento misto e da formação.

COMENTÁRIOS