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Ford Puma: Tem que se lhe diga!

Artur Jorge - 19/02/2020 - 14:39

Esqueçam lá o coupé ágil e agressivo que apareceu no final dos anos noventa. O novo Ford Puma adota o corpo de um crossover. Divertido e de silhueta apelativa.

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Ford Puma tem uma magnífica silhueta

Esqueçam lá o coupé ágil e, à altura, de linhas bem originais! Não tem nada a ver. O novo Ford Puma, acabado de chegar ao mercado português e ao concessionário Lubripor, na zona industrial de Castelo Branco, adota o corpo de um crossover com vincado sentido estético e versatilidade de utilização.

Tivemos oportunidade de o conhecer e conduzir durante dois dias a convite do representante ligado ao Grupo A. MatosCar. É feliz a aposta da Ford. Estamos perante um carro eletrificado, que utiliza a tecnologia Mild-hybrid associada ao fiável propulsor 1.0 EcoBoost. O sistema hibrido é apoiado por pequenos motores junto às rodas que recarregam automaticamente nos momentos de travagem e desaceleração, permitindo a recuperação e armazenamento da energia perdida. Resultado? Economia de combustível e redução das emissões carbónicas. A Ford anuncia um consumo de 5,4 litros em percurso misto. Um bocadinho mais acima nas nossas “voltinhas” com o Puma. Natural, até porque mal passámos pelo modo “eco”.

A coqueluche que chega à gama de modelos Ford não passa despercebida nas ruas da cidade. É, realmente, um SUV bonito, compacto, jovial. E atrevido nas performances que oferece ao condutor. Tripulámos a motorização 1.0 de 125 cavalos (há o mesmo bloco musculado com 150 cavalos) e não foi difícil perceber o porquê do EcoBoost ser uma referência entre os motores da sua classe. É tão suave quão eficiente. Bom desempenho, tanto em modo ‘normal’ como – claro! – na opção mais ‘race’. Há ainda a condução ‘eco’, ‘escorregadio’ e ‘trilhos’, estas duas no espírito mais aventureiro, que também possui.

Já na vida a bordo, entramos em contacto com uma unidade muito automatizada. Temos ali tudo à mão de… utilizar. Boa posição de condução, habitabilidade suficiente (não é dos mais espaçosos atrás) e grande suavidade sonora. Transmite-nos bem-estar e descompressão. Na conetividade, sobressai a aplicação Pass Connect: a todo o momento conseguimos saber onde o carro está, o combustível, pressão dos pneus e, até, abrir e fechá-lo remotamente, independentemente da localização.

E depois? Bem, depois temos uma bagageira generosa (406 litros de capacidade) e uma “box” na base que pode albergar cargas menos limpas com essa solução de possuir um ralo para uma lavagem rápida do espaço. Interessante.

O Ford Puma (para já apenas com as duas motorizações a gasolina) é comercializado a partir de 21500 euros.

EXPETATIVAS São altas as expetativas da Ford para o Puma. “É um carro completamente novo e que vem preencher um espaço em aberto na marca. É um SUV muito apelativo e preparado para vencer num segmento em crescimento no nosso país”, referiu Rui Esteves, chefe de vendas da Lubripor.

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