Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Fotografia: Exposição mostra quotidiano da mulher cigana

Reconquista - 13/05/2021 - 18:00

A exposição fotográfica “Sou Mulher, Sou Cigana” está patente, na delegação de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude, onde pode ser vista até dia 20 de maio.

Partilhar:

As fotografias de José Pio mostram o dia da dia das mulheres na comunidade

A exposição fotográfica “Sou Mulher, Sou Cigana”, desenvolvida pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, no âmbito do projeto InterCOOLturas – Mediadores Municipais e Interculturais, está patente, na delegação de Castelo Branco do Instituto Português do Desporto e Juventude, onde pode ser vista até dia 20 de maio.

A exposição é composta por 35 fotografias, da autoria de José Pio. Um dos objetivos é “retratar as vivências e o dia-a-dia de 30 mulheres de etnia cigana, residentes em Castelo Branco, nos seus mais diversos contextos”, mas “o principal objetivo é a promoção da igualdade de oportunidades nas mulheres desta comunidade, através da promoção do exercício de uma cidadania ativa. Pretende ainda ser um veículo de informação e sensibilização das comunidades locais acerca das especificidades da realidade social e cultural em que vivem estas cidadãs, desmistificando com isso, mitos e preconceitos que obstem à sua inclusão”.

O InterCOOLturas é um projeto destinado a comunidades migrantes e comunidades ciganas do concelho de Castelo Banco, no sentido de reforçar “o diálogo intercultural entre as várias comunidades e a sociedade de acolhimento, contribuindo para a coesão social, para a melhoria da qualidade de vida e a convivência intercultural, mediante uma gestão positiva, participativa e preventiva da diversidade através de uma intervenção mediadora”.

Mais do que uma exposição que pretende comemorar e homenagear a cultura cigana, é uma exposição que tem como premissa mobilizar parcerias e sinergias capazes de cimentar pontes entre “COOLturas”.

COMENTÁRIOS