Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Freguesias: Cebolais e Retaxo vão continuar em união

José Furtado - 06/12/2022 - 22:12

Proposta do PS foi rejeitada pela maioria do Sempre e houve uma abstenção socialista.

Partilhar:

Proposta de desagregação foi rejeitada. Foto Reconquista

A Assembleia de Freguesia de Cebolais de Cima e Retaxo, no concelho de Castelo Branco, rejeitou a desagregação da união de freguesias, numa votação que decorreu na noite desta terça-feira.

A proposta tinha sido apresentada pelos eleitos do Partido Socialista e foi rejeitada com cinco votos dos eleitos do Sempre.

No PS houve três votos a favor da proposta e uma abstenção de uma das eleitas socialistas, que em declaração de voto acusou os dois primeiros elementos da lista de coação para subscrever o pedido de marcação da assembleia de freguesia, onde a proposta foi analisada.

A Junta da União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, presidida pelo independente Miguel Vaz, manifestou-se contra a proposta de desagregação.

Quem também se manifestou contra foi o presidente da assembleia de freguesia, João Nunes Sobreira, que sugeriu que a proposta apresentada pelo grupo liderado pelo socialista José Luís Pires colocou interesses pessoais acima do interesse coletivo.

Uma observação rejeitada pelo primeiro subscritor da proposta de desagregação que justificou o pedido da reunião com uma questão de princípio, explicando que sempre defendeu que o assunto deveria ser discutido se houvesse oportunidade para isso, o que foi o caso.

A proposta do PS previa a criação da Freguesia de Retaxo, começando por lembrar que em 2013 a Assembleia Municipal de Castelo Branco tomou uma posição de oposição à extinção de qualquer freguesia do concelho.

Os socialistas alegavam que a agregação foi “um erro que causou prejuízo às populações, porque a reforma deveria ser consequência da vontade das populações de Retaxo e Represa” e que “não teve em consideração os aspetos identitários da população, a sua história, cultura e geografia próprias”.

A proposta que foi rejeitada era ainda acompanhada de fundamentação histórica, documentação sobre a área administrativa, prestação de contas e património da antiga Freguesia de Retaxo.

Esta é a primeira proposta de desagregação rejeitada no concelho de Castelo Branco, depois das aprovações em Ninho do Açor e Sobral do Campo, Escalos de Baixo e Mata e Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde.

COMENTÁRIOS