Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Fróia: Caudal baixou mas praia continua a funcionar

Lídia Barata - 11/08/2022 - 8:00

Tal como aconteceu em 2015, a praia fluvial da Fróia ressentiu-se com a falta de pluviosidade, tendo registado uma redução do caudal.

Partilhar:

A "piscina" mais pequena maantém qualidade para receber banhistas

Tal como aconteceu em 2015, a praia fluvial da Fróia, no concelho de Proença-a-Nova, ressentiu-se com a falta de pluviosidade, tendo registado uma redução do caudal, de cerca de 2,5 metros abaixo do açude, mas, mesmo sem ser na totalidade, continua à disposição dos veraneantes, garantiu ao Reconquista o presidente do Município.

João Lobo explica que esta era uma situação expectável e já em maio tinha alertado o concessionário daquele espaço balnear de que se nada mudasse ao nível da pluviosidade, a história de há sete anos se repetiria. Aproveitando o facto, foi feita uma limpeza à zona onde está a “piscina” mais pequena, que tem um fundo impermeabilizado, e é esse o espelho de água que está a funcionar.

Esta é uma situação que é desmotivante para todos, banhistas, concessionário e autarcas, mas para manter a atratividade, “decidimos fazer obras de fundo naquela praia, para manter os níveis aprazíveis e de atração, uma mudança do ponto de vista estrutural para podermos dar uma resposta adequada a esta situação, mas sem perder a atratividade”.

O autarca sublinha ainda que, quer na Fróia, quer na Aldeia Ruiva, são feitas análises regulares para verificar a qualidade da água e, mesmo com os caudais abaixo dos níveis desejáveis, esse é um parâmetro que é garantido, o da qualidade.

COMENTÁRIOS