Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Fundão: Morreu o antigo presidente Manuel Ramos

Reconquista - 15/08/2022 - 15:14

Manuel Lambelho Ramos dirigiu a Câmara Municipal do Fundão entre 1985 e 1987 e a freguesia de Aldeia de Joanes após o 25 de Abril.

Partilhar:

Antigo presidente tinha 88 anos. Foto CMF/DR

Manuel Lambelho Ramos, que foi presidente da Câmara Municipal do Fundão na década de 1980, faleceu no dia 15 aos 88 anos. A informação foi avançada pela Câmara Municipal do Fundão que manifestou o pesar pelo desaparecimento do homem que presidiu aos seus destinos entre 1985 e 1987 e decretou o luto municipal, colocando a sua bandeira a meia-haste.

Natural de Aldeia de Joanes, onde nasceu a 2 de maio de 1934, iniciou a vida política no pós 25 de Abril de 1974 como presidente da comissão administrativa da junta da sua terra e cerca de uma década depois foi eleito presidente do município fundanense, pelo PSD. Cumpriu apenas dois anos de mandato, que foi interrompido quando o Governo liderado por Cavaco Silva decidiu dissolver a Câmara Municipal do Fundão depois de a Inspeção-Geral da Administração Interna ter apurado ilegalidades no funcionamento interno e tomada de decisões, evocando ainda uma situação de bloqueio do seu funcionamento por divergências políticas. As eleições intercalares de 1987 seriam ganhas pelo PS de Sampaio Lopes, falecido em fevereiro de 2021.

A curta passagem pelo município contrastou com a envolvimento na vida associativa do concelho. Manuel Lambelho Ramos foi presidente da direção da Cooperativa dos Fruticultores da Cova da Beira, da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Fundão e da Adega Cooperativa do Fundão, tendo ainda presidido às respetivas assembleias gerais. Passou ainda pela presidência da assembleia geral dos Produtores da Cereja da Cova da Beira e foi dirigente da Associação de Automóveis Antigos do Fundão, da Fundatur, da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, dos Bombeiros Voluntários do Fundão e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental do Fundão. O seu percurso profissional começou aos 14 anos quando aprendeu carpintaria, acabando por fundar em 1957, já depois de regressar do serviço militar, uma oficina de carpintaria e venda de materiais de construção em parceria com Sebastião Clemente Lambelho, a Lambelho e Ramos, Lda.

Em 2016 recebeu a medalha de ouro da cidade durante as comemorações dos 40 anos do poder local.

COMENTÁRIOS