Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Furtos: Larápios reviraram igrejas de Penamacor e Escalos de Cima

Lídia Barata/José Furtado - 23/02/2023 - 8:00

A Igreja de Penamacor foi alvo de um furto na madrugada de sexta-feira, o mesmo dia em que os larápios também levaram da Matriz de Escalos de cima 400 euros.

Partilhar:

Os assaltantes entraram na Igreja de Penamacor de madrugada

A Igreja Matriz de Penamacor foi alvo de um furto na madrugada de sexta-feira, dia 17, uma informação que foi confirmada à Rádio Cova da Beira pelo pároco Rui Manique.

A paróquia apercebeu-se do sucedido apenas “na manhã de sexta-feira”.

O autor ou autores deste assalto arrombaram a porta lateral da igreja, virada para a praça Vila Madeiro, que fica do lado da sede da Reserva Natural da Serra da Malcata.

Segundo o pároco havia apenas indícios de gavetas remexidas e da presença em outras áreas da igreja, mas “não fizeram estragos consideráveis”.

No mesmo dia, mas entre o final da tarde e o início da noite, os larápios repetiram o ilícito, desta feita na Igreja Matriz de Escalos de Cima.

O padre Miguel Coelho confirma ao Reconquista que o alerta foi dado cerca das 21H00, quando alguém se apercebeu da porta principal da igreja aberta. O autor ou autores deste furto, terão tentando a entrada por todas as portas, acabando por conseguir abrir a porta principal. Mesmo no interior do tempo, que tal como em Penamacor ficou com armários e gavetas todas remexidas, também conseguiram, com as chaves que ali encontraram, abrir a porta do escritório, mas a de acesso ao sótão, que também estava fechada foi igualmente arrombada. Da Matriz de Escalos de Cima levaram cerca de 400 euros, dinheiro de ofertórios que ainda estava numa das gavetas.

Nos dois casos tudo indica que os suspeitos procuram dinheiro, mas estas ocorrências estão agora na mão da GNR, que está a diligenciar no sentido de chegar aos autores destes furtos.

COMENTÁRIOS