Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Futebol: Castelo Branco ataca taça das regiões

Artur Jorge - 20/12/2019 - 9:28

O combinado distrital vai a Castelo de Vide tentar garantir a qualificação para a fase final da Taça das Regiões, que Castelo Branco organiza de 23 a 26 de janeiro.

Partilhar:

Combinado distrital discute apuramento com as congéneres de Guarda e Portalegre

A seleção sénior da AF Castelo Branco disputa este fim-de-semana, em Castelo de Vide, a fase de grupos da Taça das Regiões, prova sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por delegação da UEFA. O combinado distrital, dirigido tecnicamente por Francisco Pires, discute o apuramento com as congéneres de Portalegre e da Guarda.

Há condicionantes que impedem contar com muitos jogadores selecionáveis. Mas o responsável técnico confia nos disponíveis, “pelo empenho e compromisso” apresentados durante a preparação: “É um grupo bastante jovem, mas a intenção também é valorizar e motivar aqueles que têm ambição de alcançar outros patamares”.

Francisco Pires elenca as restrições que existiram para a constituição do grupo:

“Esta é sempre uma seleção que oferece condicionalismos, quer pela questão laboral dos jogadores, quer pelo ajustamento do nosso planeamento àquilo que é o planeamento dos clubes, a quem temos de agradecer a colaboração. Realço a abertura de presidentes e treinadores. O torneio surge, também, numa altura complexa, em cima da quadra de Natal. Há muitos jogadores que têm já coisas articuladas, que são de fora da região. Percebemos isso”.

Por outro lado, jogadores que tenham tido vínculos profissionais (casos de João Salvado do Belmonte, Fábio Sousa e Dani Matos do Alcains), ou que tenham sido internacionais, não se enquadram no regulamento da competição.

Há confiança numa boa participação. E esse desiderato de concretizar o apuramento para a fase final, que se jogará precisamente em Castelo Branco entre 23 e 26 de janeiro de 2020. “Temos a noção que será um desafio exigente. Guarda e Portalegre vão apresentar equipas bastante competitivas. Nós temos esse aliciante complementar da fase final ser em nossa casa. Faremos tudo no sentido de lá estarmos. Alterámos as convocatórias desde o início, pelas razões enunciadas, mas ainda assim com total confiança nestes rapazes. Com certeza darão uma boa resposta”, frisa Francisco Pires. A ideia é apresentar “uma seleção competitiva, que honre o nome da AF Castelo Branco e que faça transparecer a qualidade dos atletas e do trabalho realizado, desde logo a partir dos clubes”, acrescenta.

A Taça das Regiões da UEFA constitui a principal competição europeia para equipas amadoras. Já existe desde 1966. Os vencedores das fases zonais de 20 a 22 de dezembro, vão encontrar-se posteriormente em Castelo Branco para apurar o campeão e representante de Portugal na competição internacional.

 

Os eleitos de Chiquinho

O selecionador distrital foi obrigado a fazer vários reajustamentos às convocatórias de preparação, face aos condicionalismos descritos na peça principal, até encontrar o grupo final que vai estar em Castelo de Vide entre 20 e 22 de dezembro. O guardião Diogo Marques, por lesão, fica afastado do torneio.

A representação da AF Castelo Branco é constituída pelos seguintes jogadores: Diogo Silva, José Tavares, Hugo Caio, João Henriques e João Vaz (Pedrógão); Gonçalo Nunes, João Lourenço, Miguel Vinagre e Ivan Carvalho (Alcains); Fernando Cunha (V.V. Ródão); Daniel Santos, Diogo Tereso, Daniel Gomes, Diogo Carvão, Pedro Carmo, João Salvado e Darlan Santos (Águias do Moradal), Pedro Jacinto, Diego Pereira e Davi Lima (Sp. Covilhã B).

 

COMENTÁRIOS