Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Futebol de rua: Muito além do jogo…

Artur Jorge - 04/06/2023 - 7:29

Fase Nacional do projeto da Associação Cais realiza-se este ano em Castelo Branco, no mês de setembro.

Partilhar:

O Torneio Nacional, com seleções de 17 distritos e das regiões insulares, realiza-se este ano em Castelo Branco, no mês de setembro (6 a 10).

Trazer o grande momento do futebol de rua ao interior do país era uma aspiração da Associação Cais, promotora nacional da modalidade.

“Finalmente encontrámos através do promotor regional (ADM Estrela) e da Câmara de Castelo Branco as condições necessárias para trazermos a Final Nacional ao interior do território. Já há dois anos cumprimos um sonho antigo de levar o evento às ilhas, concretamente ao Faial, Açores”, explica Gonçalo Santos.

O coordenador nacional está entusiasmado com a final na cidade albicastrense, “com cerca de 300 pessoas e equipas masculinas e femininas”.

O futebol de rua joga-se em equipas de 4 elementos (1 GR+3).

Com uma particularidade: “Ataca-se sempre com mais um elemento. Dois a defender e três a atacar. O outro fica à ‘mama’ como se dizia no futebol de rua. A dinâmica defensiva é determinante e já se veem táticas, mas o que a regra privilegia é o golo”, refere Jorge Fernandes.

Este árbitro dos quadros federados e elemento da ADM Estrela é o selecionador distrital e compete-lhe eleger os oito rapazes e raparigas que irão defender as cores beirãs na Final Nacional. “Ainda não chegamos a todo o distrito, mas já tivemos aqui instituições de Belmonte, Penamacor, Fundão, Proença-a-Nova…”.

Durante a manhã da fase regional realizada também em Castelo Branco deu-se conteúdo há outra valência do projeto.

Através de jogos lúdicos foi possível “colocar os jovens a pensar, dotando-os de competências”, segundo os pilares definidos para 2023: “Respeito, resiliência, resolução de conflitos e comunicação”, aclarou Tiago Machado.

COMENTÁRIOS