Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Futsal: Atleta, técnicos e dirigente "forjados" na Beira

Lídia Barata - 08/10/2021 - 15:49

Travassos, José Luís Mendes, André Sousa, Pedro Dias e António Fonseca ficam na história da seleção que conquistou o mundo.

Partilhar:

O futsal é uma das modalidades que se tem afirmado na região

A Universidade da Beira Interior (UBI) felicitou Bruno Travassos e José Luís Mendes, da equipa técnica do selecionador nacional de futsal Jorge Braz, formação que se sagrou campeã mundial, a 3 de outubro, ao derrotar por 2-1 e “roubar” o título à Argentina. Mas na comitiva das quinas seguiam mais nomes ligados à UBI e à região, nomeadamente Pedro Dias, André Sousa e António Fonseca.

Pedro Dias, o diretor coordenador da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), elemento da direção responsável pela modalidade, entrou em 1988 em engenharia Têxtil, na UBI, ano em que se iniciou como atleta de futsal da academia, tendo participado nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Braga de Futsal. Ainda como caloiro fez parte do lote de fundadores da Tuna Já b’UBI & Tokuscopus. Foi várias vezes campeão de futsal universitário, quer como jogador da Associação Académica da UBI, quer como internacional, logo no primeiro ano em que a modalidade passou a ter uma seleção nacional universitária. No seu segundo mandato como presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) foi convidado pela Universidade do Minho para dirigente na área do desporto. Integrou ainda a Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), com sede na Suíça e foi comentador de futsal na Sport TV. Foi convidado pelo atual presidente da FPF, Fernando Gomes, para ser vice-presidente para o futsal, o seu atual cargo. Até às eleições últimas para Reitor da UBI, foi membro do Conselho Geral.

Bruno Travassos é docente no Departamento de Ciências do Desporto e na equipa nacional de futsal assumiu o papel de fisiologista. Diplomado na Covilhã, segundo o comunicado, “colabora com as equipas técnicas da FPF deste 2019, nas quais monitoriza e controla o treino e o rendimento em jogo dos atletas de futsal, masculinos e femininos, para fornecer aos treinadores informação decisiva para o desenho do treino em período de preparação e de competição, entre outras”. É professor auxiliar com agregação e diretor do 2.ºCiclo/Mestrado em Ciências do Desporto da UBI e investigador do CIDESD - Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development. O Grupo Desportivo da Mata, a Académica de Coimbra, o Estrela do Zêzere, o Cariense, a Casa do Benfica de Penamacor e a ADFundão são alguns dos clubes que constam do seu currículo, tal como a missão de selecionador distrital de futsal, da Associação de Futebol de Castelo Branco.

O covilhanense José Luís Mendes é um dos dois treinadores assistentes de Jorge Braz. Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela UBI, tendo obtido 19 valores na dissertação intitulada “Etapas de formação para a especialização do jogador de futsal”, que teve como orientador, precisamente, Bruno Travassos. Esteve ligado ao futsal na Associação Académica da UBI. Entre 2003 e 2007 assumiu o comando técnico da equipa de futsal da Associação Desportiva do Fundão (ADFundão) e, no ano seguinte, foi treinador adjunto da seleção nacional de futsal feminino, mas voltou ao Fundão por mais duas épocas, antes de regressar à equipa técnica da FPF.

Também o guarda-redes André Sousa é um recém-diplomado da UBI, instituição onde fez o mestrado em Ciências do Deporto. O atleta iniciou a carreira na Associação Académica de Coimbra, mas que além do Santa Clara, Instituto D. João V e Operário, também alinhou na formação da ADFundão, onde deu nas vistas, como um dos melhores guardiões nacionais, antes de rumar ao Sporting e depois ao Benfica.

Completa este lote de elementos da comitiva com ligações à região o enfermeiro António Fonseca. Nasceu no Tortosendo, onde reside. Licenciou-se na Escola Superior de Enfermagem Dr.º Lopes Dias, em Castelo Branco. É enfermeiro chefe do serviço de ortopedia do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, na Covilhã, e um dos enfermeiros da FPF, desde 2003. António Fonseca é ainda vogal do Conselho Jurisdicional Regional da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros. Com especialização em Enfermagem de Reabilitação, “possui elevadas competências pessoais e profissionais ligadas à área desportiva que permitem otimizar os treinos e competições realizadas pelos jogadores portugueses”. Além dos cuidados de enfermagem e enfermagem de reabilitação, António Fonseca também tem conhecimento na área da nutrição, prevenção, tratamento e recuperação de lesões e acidentes desportivos, massagens de aquecimento e relaxamento, mais-valias reconhecidas a quem acompanha atletas de topo.

COMENTÁRIOS