Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Galisteus: Proença-a-Nova mantém viva encomendação das almas

Reconquista - 21/03/2024 - 12:00

Continuar a manter viva a tradição de cantar às almas, é o mote para o encontro marcado na aldeia de Galisteus.

Partilhar:

Além dos grupos do concelho há um grupo convidado

Continuar a manter viva a tradição de cantar às almas, um rito da cultura popular ancestral, que mistura ritos cristãos e pagãos, conservados ao longo de séculos pela devoção popular é o mote para o encontro marcado para as 21H00, do dia 22 de março, na aldeia de Galisteus, no concelho de Proença-a-Nova.

Além do grupo da aldeia anfitriã, Galisteus, o evento conta com a participação dos grupos das aldeias de Atalaias, Corgas, Cunqueiros, Chão do Galego e Vergão, todos do concelho, e um grupo convidado, este ano vindo de Toulões, no concelho de Idanha-a-Nova. A participação é livre para quem quiser assistir a este ritual.

“No meio da escuridão, apenas velas e luzes de candeias iluminarão os vultos negros das mulheres”, descreve a organização, recordando que “associada ao culto dos mortos, esta celebração é feita no período da quaresma, tradicionalmente a altas horas da noite e é suposto os cânticos tristes serem ouvidos sem que quem canta seja visto e serem repetidos em vários pontos das aldeias, para que toda a população possa ouvir”.

COMENTÁRIOS