Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

GNR: Censos Seniores atualizados durante outubro

Reconquista - 05/10/2022 - 8:00

A GNR está a realizar, ao longo do mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação Censos Sénior 2022, levantamento que foi feito pela primeira vez em 2011 e todos os anos é atualizado.

Partilhar:

Dados são recolhidos desde 2011

A GNR está a realizar, ao longo do mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação Censos Sénior 2022, levantamento que foi feito pela primeira vez em 2011 e todos os anos é atualizado. Segundo a GNR, os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, “vão priorizar e privilegiar durante este período, um conjunto de ações e patrulhas, contanto com a colaboração de parceiros nacionais e locais de âmbito social e de saúde, junto da população idosa e com maior vulnerabilidade e/ou que vivem sozinhas e/ou isoladas”.

O objetivo é “reforçar os comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco dos idosos se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e de furto”. Além disso, a GNR visa “por um lado a criação de um clima de maior confiança e de empatia entre os idosos e os militares e, por outro, o aumento do sentimento de segurança”.

Na Operação Censos Sénior 2021, recorde-se, a Guarda sinalizou 44.484 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da sua condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança, tendo sido as situações de maior vulnerabilidade reportadas às entidades competentes, sobretudo de apoio social, no sentido de fazer o seu acompanhamento futuro.

Recorde-se que em 2021, tal como Reconquista noticiou, no distrito de Castelo Branco, a GNR identificou 1826 idosos a viverem sozinhos ou isolados, menos 16 que em 2020. Desde 2016, ano em que foram identificados 2362 idosos sozinhos ou isolados, o número tem diminuído, tendo-se verificado 2410 em 2017, 2326 em 2018, 1867 em 2019 e 1842 em 2020. De fora destes números estão os que residem nas áreas das cidades de Castelo Branco e da Covilhã que são responsabilidade da PSP.

O programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, do Ministério da Administração Interna, tem procurado, através da ação das forças de segurança garantir melhores condições de segurança e tranquilidade às pessoas idosas, garantindo um policiamento integrado, mais próximo e humano.

COMENTÁRIOS