Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Saúde: Greve afeta cirurgias e consultas em Castelo Branco

Reconquista - 15/06/2018 - 10:32

 SOM Os trabalhadores do setor da saúde fizeram greve e deixaram exigências à porta do Hospital de Castelo Branco.

Partilhar:

Greve afecta a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Foto José Furtado/ Reconquista

Os trabalhadores do setor da saúde estão em greve esta sexta-feira durante 24 horas.

O protesto envolve trabalhadores dos hospitais, centros de saúde, INEM e outros organismos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em Castelo Branco a greve também se cumpre desde a madrugada, período em que os sindicatos contabilizaram uma adesão superior a 55 por cento, com uma descida no turno da manhã, quando há mais gente de serviço.

Segundo Cristina Hipólito, da delegação do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, há estagiários e outros trabalhadores que estão abrangidos mas receiam fazer greve.

No Hospital Amato Lusitano só estão a decorrer cirurgias urgentes e o bloco de ambulatório está parado, diz a mesma fonte.

No Centro de Saúde de São Tiago não houve consultas durante a manhã.

 

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas reclama a admissão dos trabalhadores necessários ao SNS, a negociação da carreira de técnico auxiliar de saúde, o pagamento do trabalho suplementar em dívida, horários dignos e a contagem do tempo de serviço para efeitos de ordenado.

Cristina Hipólito falta em “falta gritante” de trabalhadores na ação médica, que é do conhecimento da administração da Unidade Local de Saúde e do Ministério da Saúde.

“A situação é de tal maneira grave que isto não precisa de um penso rápido. Isto precisa de um verdadeiro antibiótico, porque aposentaram-se imensos trabalhadores”, diz a dirigente sindical, que fala em mais de 7000 horas de trabalho extraordinário só no Hospital Amato Lusitano, que dificilmente será pago.

COMENTÁRIOS