Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha: Capela nomeada para prémio europeu de arquitetura

Reconquista - 16/11/2018 - 9:00

Capela de Nossa Senhora de Fátima foi nomeada para prémio de arquitetura da União Europeia, Mies van der Rohe Award 2019.

Partilhar:

A capela do campo escutista tem somado nomeações e prémios. Foto cedida pela CMIN

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova, está nomeada para o prémio oficial de arquitetura da União Europeia, o prestigiado Mies van der Rohe Award 2019, revelas com satisfação o município idanhense."Trata-se do mais importante galardão de arquitetura contemporânea promovido pela União Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, entidade com sede em Barcelona", salienta o município em nota de imprensa enviada às redações.

Este prémio visa reconhecer "a excelência da arquitetura produzida na Europa em termos sociais, culturais, técnicos, estéticos e construtivos, contemplando diversas tipologias e enquadramento territorial", como também se realça, explicando-se que as obras selecionadas pretendem representar a produção arquitectónica no território da União Europeia no biénio 2017-2018.

A obra da Capela de Nossa Senhora de Fátima é um projeto do atelier Plano Humano Arquitectos e, segundo a mesma informação, "irá agora integrar o conjunto de nomeados pelas diversas organizações profissionais, peritos independentes e instituições dos países europeus, com vista à seleção de uma shortlist de 40 obras que será divulgada em janeiro de 2019, as quais serão visitadas pelo júri no sentido de eleger os cinco finalistas". A entrega de prémios terá lugar em Barcelona (Espanha), em maio de 2019.

Lembre-se que o projeto desta capela, situada no Campo Nacional de Atividades Escutistas no concelho idanhense, foi premiado recentemente com o Archizinc Trophy, o Architizer A+ Award 2018, e está também nomeado para os Prémios Construir 2018, e WAF - World Architecture Festival Awards 2018, que irão decorrer em Amesterdão já no final do presente mês de novembro, como faz questão de frisar o município.

COMENTÁRIOS