Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Nova: Debate sobre as cidades altomedievais até sexta-feira

Reconquista - 23/11/2022 - 15:39

Novas abordagens aos contextos urbanos altomedievais é o mote da iniciativa que reúne equipas multidisciplinares.

Partilhar:

Idanha-a-Nova está a receber até sexta-feira o encontro internacional «Early Medieval Cities 2022» dedicado ao estudo das cidades altomedievais da Península Ibérica, informa o município local. A organização é do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa em parceria com várias instituições, entre as quais a Câmara de Idanha-a-Nova.

Os trabalhos incluem palestras e debates e estão a decorrer desde quarta-feira no Centro Cultural Raiano. O programa inclui ainda uma visita à aldeia histórica de Idanha-a-Velha, na companhia da equipa do projeto de investigação IGAEDIS.

Estes encontros, como refere o município raiano, “visam promover um diálogo interdisciplinar e uma divulgação atempada e produtiva do trabalho de investigação em curso, realizado a nível nacional e internacional”.

Novas abordagens aos contextos urbanos altomedievais na Península Ibérica é o mote desta iniciativa que reúne equipas multidisciplinares de áreas como arqueologia, história, antropologia, paleobotânica, bioarqueologia e geoarqueologia, entre outras.

Este é um plano de trabalho que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, explica a mesma informação, acrescentando que cada edição deste encontro é realizada em pequenas/médias cidades onde estão em curso projetos sobre arqueologia da Alta Idade Média, procurando a descentralização dos encontros científicos e o envolvimento com as comunidades locais e a sua história e património.

COMENTÁRIOS