Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Nova: Movimento procura proteger animais para adoção

Reconquista - 05/01/2023 - 10:02

Atividade não tem fins lucrativos e procura salvaguardar o bem-estar dos animais.

Partilhar:

Foto cedida pela CMIN

A proteção dos animais abandonados e a promoção da sua adoção responsável é o objetivo principal do MUDA – Movimento União Defesa Animal, criado em 2022 em Idanha-a-Nova. A revelação foi efetuada nos primeiros dias deste ano pelo município local.

Inês Parente, Carolina Parente e Inês Raposo são três dos membros fundadores do MUDA que é constituído sobretudo por voluntários de Idanha-a-Nova, mas também dos concelhos de Castelo Branco e Penamacor, explica a mesma informação prestada à imprensa.

A presidente é Inês Parente. Esta responsável refere que a associação “nasce de um projeto de voluntariado que desde 2019 junta várias pessoas em torno da causa animal”. “O objetivo fundamental é a divulgação de animais que precisam de ser adotados, de uma forma responsável”, explica Inês Raposo, acrescentando que “desde o início que temos conseguido que muitos animais sejam adotados, em conjunto com pessoas da comunidade, mas há sempre mais necessidades”.

O processo de adoção procura ser acessível, de baixo custo e inclui «chip”, desparasitação e sempre que possível (face à idade) a esterilização do animal de companhia.

A atividade não tem fins lucrativos e um dos objetivos traçados pare este ano passa por estreitar a parceria com a câmara municipal que, segundo a mesma informação, mostra-se “recetiva a uma colaboração entre as duas entidades no sentido de salvaguardar o bem-estar dos animais”.

“Quem o desejar, poderá ajudar de várias formas: participar em campanhas de recolha de bens e alimentos; tornar-se associado; providenciar boleias para animais quando necessário; doar apoio financeiro, alimentos ou produtos para animais; comprar merchandising do MUDA; ou disponibilizar-se como Família de Acolhimento Temporário”, propõe o movimento. “Encontrar famílias de acolhimento temporário é, efetivamente, um dos maiores desafios. Porém, a alimentação e as despesas veterinárias são suportadas financeiramente pelo MUDA, enquanto os animais estão em regime de acolhimento temporário”, explica-se.

COMENTÁRIOS

JMarques
No ano passado
Boa iniciativa!