Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Nova: Município investe 1,2 milhões em transportes

Reconquista - 13/03/2023 - 9:24

Município viu aprovada proposta para assunção de compromissos plurianuais com a CIMBB.

Partilhar:

Armindo Jacinto na assembleia idanhense. Foto cedida pela CMIN

A Câmara de Idanha-a-Nova viu ser aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal a sua proposta para a assunção de compromissos plurianuais com a Comunidade de Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), na área dos transportes. A revelação foi efetuada pelo município em nota de imprensa.

“Trata-se de um investimento de 1,2 milhões euros para os próximos cinco anos que vai ao encontro das necessidades da população e estudantes, com vista a uma rede de transportes municipal e intermunicipal de maior qualidade e proximidade”, como frisa a mesma informação prestada à imprensa.

O objetivo, como pode ler-se, é tornar a rede municipal e a ligação Idanha-a-Nova – Castelo Branco (e vice-versa) gratuitas para os cidadãos residentes e recenseados em Idanha e para estudantes do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, da EPRIN – Escola Profissional da Raia de Idanha-a-Nova e da ESGIN – Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, Clonlara e outras escolas que se possam instalar no concelho.

“Para a definição da rede de transportes foram auscultadas as necessidades das várias freguesias e dos estudantes. Com este investimento avultado, queremos ser o mais abrangentes possível, de forma a dar cobertura a todo o concelho e às necessidades dos utilizadores de transportes públicos”, adianta Armindo Jacinto, presidente da câmara, citado através do mesmo documento.

Depois de aprovadas as medidas em assembleia municipal realizada recentemente, segue-se o lançamento do respetivo concurso público por parte da CIMBB.

Neste, como também refere o município raiano, “será também introduzida a possibilidade de Transporte Flexível e de Transporte a Pedido, o que permitirá adaptar serviços às necessidades da população, bem como a otimização de meios e recursos”.

OPOSIÇÃO Entretanto, José Pedro de Sousa, em representação do «Mov.Pt - Movimento Para Todos», também esclareceu o Reconquista em dois momentos diferentes que apresentou na Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova uma moção intitulada «Gratuitidade dos Transportes Públicos para os Estudantes do Ensino Superior na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, dentro do Concelho e no eixo Castelo Branco - Idanha-a-Nova». Num primeiro momento, explicou que “fazemo-lo por entendermos que se trata de uma medida absolutamente essencial para a sustentabilidade da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova”, justificou este deputado municipal, atualmente também diretor daquela escola pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O segundo momento foi para “informar que a mencionada moção foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal que decorreu no Centro Cultural Raiano em Idanha-a-Nova”, nesse dia.

COMENTÁRIOS