Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Nova: O dia em que o fluviário foi à escola

Reconquista - 09/03/2022 - 17:19

Dia foi preenchido com várias sessões de educação ambiental destinadas aos diferentes níveis de ensino.

Partilhar:

Foto cedida pela escola

O aquário gigante da plataforma «O Fluviário vai à Escola» assentou arraiais recentemente na raia e acolheu miúdos e graúdos do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro. A iniciativa decorreu no passado dia 21 de fevereiro, no recinto de feiras de Idanha-a-Nova, segundo revelou o próprio agrupamento.

“O Fluviário Vai à Escola é uma plataforma pedagógica que tem como base o maior aquário móvel da Europa. Trata-se duma experiência única e inovadora de aprendizagem ao vivo e interação, onde os mais novos têm um contacto direto com o ecossistema fluvial”, refere uma informação prestada ao Reconquista, onde também se explica que “este evento de educação ambiental de contornos lúdicos transmite o conhecimento de uma forma prática, através de uma demonstração real que chega a todas as faixas etárias e aborda temas como a consciência ecológica e o desenvolvimento sustentável”.

Com o precioso apoio do município local, através dos projetos parceiros do evento – o Projeto Gente Raiana, o Projeto Afirma-te e o Programa PIICIE – o dia foi preenchido com várias sessões de educação ambiental destinadas aos diferentes níveis de ensino.

Esta ação, integrada na Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola do Agrupamento de Escolas, “pretendeu desenvolver o potencial participativo da comunidade escolar, impulsionar um processo de consciencialização ambiental, de promoção de valores, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os alunos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais”, como conclui a mesma informação.

COMENTÁRIOS