Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Nova: OTA brilhou em concerto no Centro Cultural Raiano

AC - 27/06/2017 - 9:08

Concerto integrado no VIII Encontro Ibérico de Antropólogos, com a participação da OrqFolk, constituída por jovens músicos, e da Orquestra Típica Albicastrense que, recentemente, assinalou as comemorações dos 60 anos da sua brilhante carreira artística.

Partilhar:

Uma noite memorável no auditório exterior do CCR

Um concerto integrado no VIII Encontro Ibérico de Antropólogos, com a participação da OrqFolk, constituída por um número apreciável de jovens músicos, e da Orquestra Típica Albicastrense que, recentemente, assinalou as comemorações dos sessenta anos da sua brilhante carreira artística teve lugar no passado dia 22 de junho no auditório exterior do Centro Cultural Raiano.

A OrqFolk foi criada no ano letivo de 1999/2000, na Escola de Música da Orquestra Típica Albicastrense, e os jovens músicos tocam instrumentos ligados à música Folk, tais como bandolins, acordeões, violinos, flautas transversais, clarinetes, guitarras, baixo e percussão. Durante a sua exibição, mereceram vibrantes aplausos do público idanhense, ao tocarem temas portugueses de José Cid e Quinta do Bill, bem como dos ABBA, Coldplay ou ainda clássicos como Fantasma da Ópera.

Após um brevíssimo intervalo, para que os jovens músicos envergassem os trajes típicos da histórica Orquestra Típica Albicastrense, deu-se início à atuação desta. O público desejoso de ouvir tocar e cantar canções do precioso folclore da Beira Baixa, com grande surpresa do mesmo, foi brindado pelo talentoso maestro Carlos Salvado, especialmente com temas do concelho de Idanha-a-Nova, um dos mais relevantes no contexto do folclore nacional e a atestá-lo refira-se que este foi e continua sendo campo de recolha para a maioria dos estudiosos da música tradicional portuguesa.

De entre as canções que durante séculos animaram os trabalhos campestres, os serões e os tempos de lazer das gentes arraianas das terras da Idanha, os componentes da Orquestra Típica Albicastrense tocaram e cantaram: Espanhola, Limão, verde limão, Ai! Ai!, O meu Benzinho, Quando eu era pequenina, Adeus ó Penha Garcia, Romarias da Beira Baixa que incluiu Senhora da Póvoa, Senhora da Graça e Senhora do Almurtão, Maria da Conceição, Cravo Roxo, bem como Oledo, criação de Arlindo Carvalho, Resineiro e Saudades da Beira.

Antes do final do concerto, em representação do presidente da Câmara Municipal, Idalina Costa, vice-presidente, felicitou instrumentistas, coro e maestro a quem ofereceu um adufe e outras lembranças do município.

COMENTÁRIOS