Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha: Boom soma mais um prémio ambiental

Reconquista - 28/01/2023 - 14:26

O prémio é o mais importante do género atribuído a festivais, destaca a organização do Boom.

Partilhar:

Festival regressa este verão. Foto João Curiti/ Arquivo

O Boom Festival, que acontece em Idanha-a-Nova, recebeu pela oitava vez o prémio internacional “Greener Festival Award”, que reconhece o trabalho da organização na preservação do ambiente. O prémio é o mais importante do género atribuído a festivais, destaca a organização do Boom, que salienta o reconhecimento “como um festival consciente do ponto de vista ambiental, bem administrado e com ações significativas para reduzir o desperdício, reduzir as emissões de gases com efeito estufa e ainda que envolve com sucesso os participantes (Boomers) nestes objetivos que protegem o planeta”.

Na última edição do Boom, que juntou cerca de 41 mil pessoas no ano passado, a organização instalou 293 ecopontos e contou com uma equipa de quase 300 pessoas que assegurou a limpeza do recinto. Foi ainda definido um esquema de transportes com 177 autocarros que evitou o uso generalizado do transporte individual. Nos meses anteriores ao evento a herdade recebeu mais 75 árvores de sete espécies, elevando para mais de um milhar o número de árvores e arbustos plantados nos últimos anos no recinto banhado pela barragem de Idanha.

Desde que chegou há 20 anos a Idanha-a-Nova, é rara a edição que não fica marcada por uma novidade verde. Construções com bambu, casas de banho sem água e químicos, reutilização de materiais provenientes de outros festivais, recolha de óleo alimentar usado para combustível de geradores ou mais recentemente a construção de uma estação de tratamento que permite o reaproveitamento da água dos chuveiros para a rega da herdade são algumas da soluções adotadas. Na última edição do festival, realizada no verão do ano passado, a organização aboliu a venda de água em garrafas de plástico, substituindo-a por embalagens em metal e o reforço dos pontos de abastecimento de água da torneira. Este trabalho, que conduziu à renovação do prémio, foi avaliado no local pela equipa do Greener Festival, que concluiu que o Boom “demonstrou um impulso apaixonado por um festival mais verde, focado em ter as melhores práticas existentes”, demonstrando “um esforço e determinação claras para continuar a melhorar”, destaca a organização do festival. O prémio será entregue a 28 de fevereiro, em Londres, no decorrer de uma conferência dedicada a eventos ecológicos e à inovação.

No último mês de outubro, o festival foi uma das 23 organizações a nível mundial que integrou a Plataforma “Green Deal Circular Festivals”, que congrega os festivais que promovem boas práticas ambientais em áreas como a energia, alimentos e bebidas, viagens e transporte e ainda materiais e água, sendo o único evento português a fazer parte desta lista. A próxima edição do Boom Festival acontece entre 20 e 27 de julho deste ano.

COMENTÁRIOS