Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Nova: Mistérios da Páscoa candidatos à UNESCO

Reconquista - 07/02/2018 - 12:46

O dossiê de candidatura foi entregue esta terça-feira em Lisboa e reúne 250 manifestações de piedade popular que se desenrolam ao longo de 90 dias em todo o concelho.

Partilhar:

A candidatura já foi entregue pelo concelho raiano. Foto CMIAN

 

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova anunciou a formalização do pedido de inscrição dos Mistérios da Páscoa em Idanha na lista das melhores práticas da UNESCO, a organização das Nações Unidas para a educação e cultura.

Segundo o município o dossiê de candidatura foi entregue esta terça-feira, dia 6, junto da Comissão Nacional da UNESCO, em Lisboa.

“Manifestações de religiosidade popular ligadas ao ciclo quaresmal e pascal, os Mistérios da Páscoa são um excelente exemplo das melhores práticas de salvaguarda do património cultural imaterial do território”, diz a câmara idanhense em comunicado.

Segundo o presidente Armindo Jacinto, a sustentar este projeto “estão 250 manifestações de piedade popular que se desenrolam ao longo de 90 dias em todo o concelho, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes, as quais se traduzem numa grande riqueza cultural”.

O trabalho realizado nos últimos anos permitiu recuperar e revitalizar manifestações, “passando de 163 em 2009, para mais de 250, na atualidade”.

Com esta candidatura “a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova pretende reforçar os processos de salvaguarda, promoção e valorização dos Mistérios da Páscoa em Idanha, ao mesmo tempo que preserva a história e a memória da população”.

Idanha-a-Nova já tem vários estatutos da UNESCO, como a Cidade Criativa da Música.

Faz ainda parte da Reserva da Biosfera do Tejo Internacional e do Geopark Naturtejo da UNESCO.

COMENTÁRIOS