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Ideias & Factos: Meter combustível ou impostos?

Agostinho Dias - 19/08/2021 - 9:00

Quando metemos combustível no carro chegamos a pagar o preço de litro de gasóleo quase a 400 escudos na moda antiga, isto é, 1,8 euros é o litro da gasolina ainda mais caro.

Desde há mais de meio ano tem sido sempre a subir. Fica a pergunta: o preço do litro de combustível representa que custos? 65,3% do preço do litro de gasolina 95 representa impostos e taxas, no gasóleo esse valor é de 59,1%.

Isto representa os seguintes impostos: Imposto sobre os Produtos petrolíferos (I.S.P.), taxa de carbono sobre as emissões de CO2, contribuição Rodoviária (C.S.R.) e ainda o IVA; numa palavra mais de 2/3 do valor pago destina-se a impostos.

Só os impostos sobre os produtos petrolíferos (I.S.P.) rendem ao estado 3,5 mil milhões de euros anuais. Deste modo para o custo do combustível e sua comercialização vão apenas cerca de 1/5 do que pagámos.

Não têm havido grandes reclamações porque as transportadoras, a agricultura, têm preços bonificados, e os particulares já se habituaram a pagar e não refilar.

Penso que aqueles que precisam de carro para trabalhar, estamos a ser explorados e não nos podemos calar. Somos um dos países da Europa com os combustíveis mais caros. Até quando?

É certo que a ecologia exige contenção no consumo de combustíveis, mas não é deste modo que se faz essa contenção.

Como diz o n.º 141 da Laudato Si, “hoje a análise dos problemas ambientais, é inseparável da análise dos contextos humanos, familiares, laborais, urbanos, e da relação das pessoas consigo mesma, que gera em modo específico de se relacionar com os outros, com o meio ambiente”.

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