Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: 2016 em balanço

Agostinho Dias - 29/12/2016 - 9:35

Como habitualmente, numa espécie de índice, apresentamos neste número de Reconquista os principais destaques deste ano.
Por ser ano de fim de mandatos nas autárquicas, houve muitas obras: meio milhão na Rainha Santa em Tinalhas; cidade nova, na estação e barrocal; centro de saúde e serviço de urgência melhorados; rede de ciclovias na cidade; Nuno Álvares e Amato vão entrar em obras.

Também a agricultura foi notícia; Bacteria obriga à destruição de 29 toneladas de queijo em Idanha; queijos da Beira Baixa ganham 8 medalhas em concurso nacional; vinho do concelho entre os melhores do mundo; das estevas também se fez óleo; figo da índia tem fábrica impar; central meleira bate mordes de extração.

O turismo foi outra fonte de riqueza com o Boom deixar cá 35 milhões, com milhares a bombar; 13 mil espanhóis vêm à cidade pelo Tejo.
Na política: presidenciais só deu Marcelo que teve tantos votos quanto os nove adversários; o governo cria unidade de missão para o interior; António Guterres, um beirão de corpo interior.

A poluição foi outro assunto em destaque: Vila Velha e distrito unidas contra a poluição do Tejo; Tejo vai ser olhado da nascente até à foz; Almaraz com mais dois incidentes nos últimos dias; eurodeputados levam Almaraz a Bruxelas; frente Ibérica contra Almaraz.
No Desporto disse-se que o Rali de Castelo Branco é o melhor do país; o clube Idanhense renasce das cinzas 6 anos depois; Oleiros sobe aos nacionais; ADA sobe à 2.ª divisão e é campeão; bicampeão mundial de pririquitos é de Alcains; Ticha é campeã e recordista do mundo no levantamento de peso.

Na religião destaca-se o encerramento do sínodo diocesano que abre caminhos para o futuro; e a multidão que encerrou o ano jubilar na Sé.
Nos casos da polícia destaca-se que a PJ. trava gang que abastecia diariamente o distrito de droga, máquinas agrícolas matam mais que os automóveis; acidente de A23 encerrado 9 anos depois.

Na educação noticiámos o encerramento do Instituto de S. Tiago em Sobreira Formosa; Rui Diogo é um dos biólogos premiados na América; ouro europeu para alunos albicastrenses; a Cije de braços abertos há 150 anos; Acareg com 700 escuteiros em acampamento.

Finalmente nós próprios fomos notícia pelo prémio nacional de jornalismo que o sr. Presidente da República nos entregou.

Termino com votos de bom Ano Novo e boas notícias para todos.

COMENTÁRIOS