Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: 2017 em balanço

Agostinho Dias - 28/12/2017 - 10:11

Como é habitual neste número fazemos os destaques do ano, através das primeiras páginas do Reconquista. Logo em janeiro dizíamos que o Colégio de S. Fiel e a Casa Marrocos em Idanha estavam disponíveis para o turismo; porém em agosto noticiámos que o S. Fiel ardeu. Também dizíamos que os nascimentos em 2016 aumentaram em Castelo Branco com mais 28 crianças que no ano anterior; parece que em 2017 voltaram a descer. No plano religioso a visita pastoral do Prelado ao arciprestado foi notícia de 7 de janeiro a 2 de julho. Almaraz com as suas falhas e queixas e o Tejo com a poluição e falta de água foi muitas vezes motivo de destaque, a par da seca que nos atingiu, e ainda das obras do Barrocal.
No plano desportivo falámos da compra de um imóvel para a sede da Associação de Futebol, do rali automóvel que leva milhares às estradas do concelho, da Volta a Portugal em bicicleta com chegada à Nuno Álvares, do jogo com o Sporting em Oleiros. O Boom venceu o prémio internacional e comprou herdade por 1 milhão de euros. No tocante a obras falámos da requalificação da Sé de Castelo Branco, da subestação elétrica em Alcains que serve de apoio à cidade, do Call Center da Segurança Social que voltou e da ampliação do Hospital Amato Lusitano.
Os atropelamentos mormente dentro da cidade, o excesso de álcool na condução, os 2.410 idosos que vivem sozinhos e isolados no distrito, os 6 detidos por tráfego de droga, o caso Realcil, as vítimas dos acidentes de moto que duplicaram em 2017, e a tragédia dos incêndios que atingiu todos os concelhos do distrito, continuaram a preocupar as autoridades e tribunais e foram, infelizmente, a notícia mais frequente.
Na política falámos das eleições autárquicas do distrito que mantiveram as cores de 2013, da Câmara de Castelo- Branco que passou de 9 para 7 vereadores por falta de eleitores, das associações que se juntaram para defender a barragem de Santa Águeda.
Os jovens também foram notícia com o ACANAC – uma cidade de jovens acampados em Idanha, com a ordenação de um diácono que nos leva a ter esperança, com os 1.673 novos alunos do Politécnico de Castelo Branco. Finalmente o centenário de Fátima foi assinalado com duas celebrações nas docas e na Sé seguidas de procissão.
Que 2018 seja melhor para todos, são os votos com que termino este breve resumo do ano que agora finda.

COMENTÁRIOS