Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Conversão ecológica

Agostinho Dias - 07/01/2021 - 10:37

Apesar dos problemas graves que herdámos do ano passado, nem tudo foi mau em 2020. Segundo a Associação Ambientalista Zero, como facto mais positivo esteve “a experiência resultante da paragem da economia mundial, que permitiu vivenciar uma qualidade ambiental como há décadas não era possível”. A paragem dos aviões prejudicou as companhias aéreas, mas beneficiou o ar que respiramos, diminuindo a quantidade de carbono na atmosfera. Foi ainda demonstrada com a menor utilização da energia fóssil e com o melhor aproveitamento energético nas casas, que “os cidadãos estão disponíveis para a transição para a sustentabilidade, investindo na melhoria da eficiência energética”.
Esperamos que isto leve à tal conversão interior de que fala o Papa Francisco no n.º 17 da Laudato Si: “Se os desertos exteriores se multiplicam no mundo, porque os desertos interiores se tornam tão amplos, a crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior”.
Seria bom que aprendêssemos a lição. Continuando a reflexão da Associação Zero atualmente há “o conflito entre a intenção de mineração em Portugal, sob um quadro legal pouco transparente e sem diálogo com os cidadãos e instituições, e sem uma avaliação ambiental que é fundamental, para uma exploração sustentável”. Vem isto a propósito do lítio tão necessário para as baterias que possam fornecer energia elétrica, sobretudo nos veículos movidos por esta energia.
Parece já haver interesses em ação neste capítulo como é o caso da conversão da refinaria da Galp em Matosinhos. Se o veículo elétrico é muito manos poluidor, necessita de matéria prima que possa ser explorada sem poluir. Certamente nada que a técnica não possa conseguir e assim o esperamos todos, e se possível, já em 2021.

 

COMENTÁRIOS