Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: Páscoa – hino à vida

Agostinho Dias - 13/04/2017 - 10:20

A Páscoa é uma festa/hino à vida humana em plenitude. Os símbolos do coelho ou do ovo de Páscoa, são o sinal dessa fecundidade que gera a vida. A ressurreição de Jesus Cristo é o contratempo à sua morte na cruz. Hoje a vida humana está desvalorizada e mata-se com a maior das felicidades nas guerras, nos crimes, ou até nas clínicas de eutanásia.
Entre nós o Parlamento aprovou leis que criminalizam o abandono, ou os maus tratos dados aos animais. Porque não acontece o mesmo ao abandono de seres humanos, seja na própria casa, seja nos hospitais? A G.N.R. detetou milhares de idosos isolados e a viver sozinhos, podendo morrer ao abandono, sem que ninguém dê por isso. Não valerão mais que os animais de estimação? O crime da violência doméstica permite por ano centenas de mortes… Não será mais grave maltratar um ser humano até à morte, do que maltratar um animal?
Os medicamentos para animais em sede de I.R.S. têm tratamento favorável com descontos vantajosos e abnegados. Quando se trata de humanos corta-se no apoio aos remédios e outros meios de tratamento, e vemos gente a morrer por falta de assistência médica.
Na minha terra diz-se que “o homem é um homem e o cão é um bicho”. Não vamos agora inverter as coisas, só porque o partido dos animais está no poder. É evidente que é preciso tratar bem os animais, mas em primeiro lugar estão as pessoas e não vamos inverter a situação. O valor da vida humana não pode ficar em mero propósito, mas tem de ser reconhecida e efetivamente ser posto em prática. Não é um valor de modo algum descartável em nenhuma situação. Esta é também uma lição de festa cristã de Páscoa.
Aproveito para desejar aos nossos assinantes, leitores, anunciantes e colaboradores uma Páscoa plena de vida feliz e saudável ao menos espiritualmente, se não puder ser fisicamente. A todos boa Páscoa!

COMENTÁRIOS