Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: D. Augusto César “serviu Portugal”

José Furtado - 21/05/2022 - 15:28

VÍDEO Marcelo Rebelo de Sousa gravou uma mensagem em vídeo para assinalar as bodas de ouro episcopais do bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco.

Partilhar:

Bispo emérito assistiu à mensagem do Presidente da República. Foto Reconquista

O Presidente da República diz que D. Augusto César serviu Portugal nas várias geografias em que foi desempenhando a sua função, de África até à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, da qual foi bispo durante 25 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa gravou uma mensagem em vídeo que foi exibida no final da celebração que decorreu este sábado na Sé de Castelo Branco para assinalar as bodas de ouro episcopais do bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco.

Filho de Baltazar Rebelo de Sousa, que foi governador-geral de Moçambique durante o Estado Novo, Marcelo Rebelo de Sousa conviveu com D. Augusto César, que foi bispo da Diocese de Tete.

Desse tempo ficou a “consideração e amizade que desde sempre votei ao senhor D. Augusto César”, numa mensagem que começou por ser um testemunho pessoal.

“Recordo o que ele sempre foi e continuará a ser. A pessoa boa, boa no caráter e de doação integral, até com sacrifício físico. E generosa, alegre e extrovertida. E tudo isso percorreu a sua vida e percorre a minha memória neste momento”, afirmou o presidente, para quem D. Augusto César “à sua maneira serviu Portugal” em África e no interior, como bispo de Portalegre-Castelo Branco.

“Esse serviço à comunidade é um serviço que tem muito de serviço à Igreja mas tem muito de serviço a Portugal”, rematou Marcelo Rebelo de Sousa.

 

O bispo emérito diz que nunca esqueceu a diocese que serviu por mais de 25 anos e que deixou em 2004, altura em que foi residir para Fátima.

Para D. Augusto César “esta experiência de peregrino ajuda-me a agradecer o passado e a olhar o futuro com sorriso e confiança”.

Na despedida da celebração afirmou “sinto-me pequenino mas sinto-me com muita gratidão”.

As bodas episcopais celebradas na Sé de Castelo Branco contaram com várias personalidades da vida religiosa, política e da sociedade civil, entre os quais o núncio apostólico, o reitor do Santuário de Fátima, vários presidentes de câmara municipal e a ministra da Agricultura em representação do Governo.

A celebração foi transmitida em direto pelo Reconquista.

 

COMENTÁRIOS