Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: Diocese assinala jubileu de bispo, padres e diáconos

Reconquista - 07/04/2022 - 16:17

D. Augusto César, que foi bispo de Portalegre-Castelo Branco durante 26 anos, é um dos homenageados.

Partilhar:

D. Augusto César. Arquivo Reconquista

D. Augusto César, o bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, vai ser um dos homenageados na missa crismal de Quinta-Feira Santa, na Sé de Castelo Branco.

Nesta celebração marcada para dia 14 a partir das 10H00 serão ainda homenageados os sacerdotes que cumprem 60, 50 e 25 anos desde a sua ordenação e os cinco diáconos dos seis que foram ordenados a 5 de janeiro de 1997 e que foram os primeiros diáconos permanentes ao serviço pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

D. Augusto César Alves Ferreira da Silva nasceu em Fervença, em Celorico de Basto, a 15 de março de 1932 e foi ordenado padre vicentino a 24 de julho de 1960.

Foi sagrado bispo a 21 de maio de 1972 e nomeado para a Diocese de Tete em Moçambique. Após a independência deste país voltou a Portugal e foi nomeado bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco a 28 de setembro de 1978, onde serviu até 22 de abril de 2004, altura em que resignou e passou à situação de jubilado.

Desde essa altura tem residido em Fátima, na casa de Congregação dos Padres Vicentinos. Tem marcada a sua celebração jubilar de bodas de ouro da sagração episcopal para 21 de maio, na Sé Catedral de Castelo Branco.

A diocese celebra também as bodas de ouro sacerdotais do padre Manuel Lopes Mendonça.

Nasceu em Alcains, a 1 de fevereiro de 1948 e foi ordenado padre ao serviço da diocese a 21 de maio de 1972 depois de ter frequentado os seminários diocesanos.

Começou como secretário de D. Agostinho Moura, passou depois a professor do seminário, tendo estado no Gavião e em Alcains.

Atualmente é pároco de Bemposta, S. Facundo, Vale das Mós e Alvega e assistente diocesano do CPM- Centros de Preparação para o Matrimónio.

Este ano celebram-se também as bodas de prata sacerdotais dos padres Carlos José Cardoso de Almeida, Amílcar Afonso Nunes e Pedro Manuel Bernardino Tropa.

O padre Carlos José Cardoso de Almeida nasceu a 12 de agosto de 1970, em Alvito da Beira. Depois de frequentar os seminários da Diocese de Portalegre-Castelo Branco foi ordenado padre na Sé de Castelo Branco a 5 de outubro de 1997.

Serviu a diocese na Paróquia de S. Miguel em Castelo Branco e atualmente é pároco de Alferrarede, Sardoal e Velhascos.

No mesmo dia 5 de outubro de 1997 foi ordenado o padre Amílcar Afonso Nunes, natural de Castelo Branco, onde celebrou a missa nova no Bairro do Valongo.

Nomeado pároco adjunto do Ladoeiro acabou por falecer num acidente de viação ao serviço daquela paróquia.

O padre Pedro Manuel Bernardino Tropa nasceu a 2 de setembro de 1970 em Chainça.

Depois de frequentar os seminários da Diocese de Portalegre foi ordenado padre ao serviço da mesma em 5 de outubro de 1997 na Sé de Castelo Branco.

Atualmente é pároco de Aldeia do Mato, Martinchel e Santo.

Fazem também este ano os 60 anos de ordenação sacerdotal o padre Adelino Américo Lourenço, que continua a ser pároco de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Velha, Alcafozes, Monsanto e Oledo; o padre António da Conceição Bengala Escarameia, que continua a ser pároco de Vila Velha de Ródão, Fratel e Perais; e ainda o padre José Sanches Pires, da Congregação do S.S. Redentor, ligado à comunidade de Castelo Branco.

Este ano fica também marcado pelos 25 anos da ordenação dos primeiros seis diáconos permanente da diocese, a 5 de janeiro de 1997.

Ainda há cinco vivos que fazem este ano as suas bodas de prata de ordenação.

São eles Francisco Fernandes Alves, nascido a 6 de janeiro de 1943. Reside em Castelo Branco, servindo as paróquias da Sé, de S. José Operário e de Benquerenças. É ainda assistente diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima.

José Luís Bacharel, nascido a 13 de setembro de 1945. Reside em Portalegre e está ao serviço das paróquias de Alagoa e Fortios.

Agostinho Janela Barbeiro, nascido a 3 março de 1941. Reside em Mação e serve nas paróquias de Mação, Aboboreira, Penhascoso e Ortiga. É ainda assistente regional da Ação Católica Rural.

Alberto Matos, nascido a 9 de outubro de 1931. Reside no Penhascoso e serve as mesmas paróquias do anterior.

Vitor Cordeiro, nascido a 4 de outubro de 1958. Reside em Montalvo e serve nas paróquias de Montalvo, Rio de Moinhos e Constância. É ainda o diretor diocesano do Apostolado da Oração.

COMENTÁRIOS