Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: Mensagem de esperança para quem está de esperanças

José Furtado - 20/05/2023 - 17:19

Sé de Castelo Branco recebeu a bênção das grávidas.

Partilhar:

Momento juntou grávidas e famílias. Foto Reconquista

Uma dezena de grávidas compareceu no último domingo na Sé Catedral de Castelo Branco para receber a bênção num momento especial das suas vidas. A bênção juntou as grávidas e as suas famílias, que foram chamadas à frente do altar pelo padre Nuno Folgado. O pároco de São Miguel da Sé, São José Operário e Nossa Senhora das Preces transmitiu uma mensagem de esperança, que vai muito além do momento que estas famílias vivem durante os nove meses de gravidez. Citando as epístolas católicas que falam da esperança, o sacerdote lembrou que é importante “estarmos sempre prontos a dar-nos razões da nossa esperança” e que apesar de todos os problemas do mundo, que não são poucos, “não desistimos, não desesperamos, não queremos abandonar o barco mas queremos continuar a viver”.

Essa esperança é também transmitida pela capacidade de acreditar sem querer convencer ninguém ou colocar-se num patamar de superioridade, optando pelo caminho da partilha. Se “a mim ajuda-me, a mim orienta-me, a mim faz-me feliz, talvez a ti possa também ajudar”, transmitiu o pároco aos fiéis. Nas primeiras filas da assembleia estiveram também os jovens que celebram por estes dias a Festa da Vida e a quem disse que o desafio é estar pronto “para dar razões da nossa esperança”.

Nuno Folgado começou a sua homilia falando do Espírito Santo, através do qual “toda a humanidade é envolvida nesta proposta”. Com o avançar do tempo pascal “torna-se incontornável o tempo do Espírito Santo”, que será celebrado em breve com Pentecostes.

Para a Igreja, que acredita na vida, a bênção das futuras mães é uma celebração do futuro “para que a mulher aguarde com sentimentos de fé e esperança o tempo de dar à luz, colaborando com o amor de Deus e desde já, com afeto materno, o fruto que traz no seu seio”.

No próximo domingo, na missa das 18H00, acontece a unção dos doentes.

COMENTÁRIOS