Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja sorridente como Beato João

- 08/09/2022 - 9:52

O Papa destacou o exemplo de vida de João Paulo I (1912-1978), que beatificou no Vaticano, pedindo uma Igreja “sorridente”, à imagem de Albino Luciani.

Partilhar:

O Papa destacou o exemplo de vida de João Paulo I (1912-1978), que beatificou no Vaticano, pedindo uma Igreja “sorridente”, à imagem de Albino Luciani.
“Com o sorriso, o Papa Luciani conseguiu transmitir a bondade do Senhor. É bela uma Igreja com um rosto alegre, um rosto sereno e sorridente, que nunca fecha as portas, que não exacerba os corações, que não se lamenta nem guarda ressentimentos, que não está zangada nem impaciente, não se apresenta com modos rudes, nem padece de saudades do passado”, disse, na homilia da Missa a que presidiu na Praça de São Pedro. Perante milhares de fiéis que enfrentaram a chuva, Francisco deixou elogios à figura de João Paulo I, afirmando que este viveu “na alegria do Evangelho, sem cedências, amando até ao extremo”.
“Encarnou a pobreza do discípulo, que não é apenas desapegar-se dos bens materiais, mas sobretudo vencer a tentação de me colocar a mim mesmo no centro e procurar a glória própria”, acrescentou.
Ao contrário, seguindo o exemplo de Jesus, foi pastor manso e humilde. Considerava-se a si mesmo como o pó sobre o qual Deus Se dignara escrever. Nesta linha, exclamava: «O Senhor tanto recomendou: sede humildes! Mesmo que tenhais feito grandes coisas, dizei: ‘somos servos inúteis’» (audiência geral, 06/09/1978)”.

COMENTÁRIOS