O Aeródromo deverá ter um papel importante para a região
A Câmara de Castelo Branco quer dotar o Aeródromo de Castelo Branco de novas infraestruturas. A construção de um depósito para combustíveis, de um novo hangar e um taxiway (pista paralela à pista principal, que permite a circulação de aeronaves) e a instalação de iluminação na pista são apostas que “serão concretizadas faseadamente”.
Leopoldo Rodrigues, presidente do Município, explica que, a curto prazo, será “lançado o concurso para a construção de um depósito de combustível para aeronaves”.
O autarca diz que “uma das grandes limitações da dinamização do aeródromo resulta do facto de não termos um posto de abastecimento de combustível. Algumas escolas de pilotos querem vir a Castelo Branco e não o fazem porque aqui não conseguem abastecer. Há outros investimentos para Castelo Branco que estão condicionados, pela mesma razão. Neste momento o combustível que temos no aeródromo está sob a alçada da Proteção Civil, que em situações pontuais o cede a particulares”.
Contudo, diz Leopoldo Rodrigues, o sistema que está a ser utilizado “consiste numa cisterna. O que iremos fazer é a construção de um depósito de raiz. No início do ano iremos avançar com o concurso, num investimento de cerca de 200 mil euros”.
A construção de um novo hangar “é outra prioridade, que iremos avançar rapidamente. Será uma estrutura que permitirá acolher empresas. Já existe manifestação de escolas de pilotos, mas o objetivo passará também por atrair empresas na área da aeronáutica”.
No entender do autarca, o “aeródromo pode afigurar-se como um grande polo de desenvolvimento de Castelo Branco, não só ao nível da formação de pilotos, como em termos industriais”.
No que respeita à pista, o autarca adianta que “o aeródromo não precisará de outra. Eventualmente poderemos ter necessidade de aumentar o seu cumprimento. Mas teremos, certamente, necessidade de construir um taxiway, que é uma pista paralela à de aterragem e descolagem, e que permite a circulação das aeronaves, libertando a pista principal para aquilo que são as aterragens e descolagens”.
“Se a dinâmica do aeródromo se concretizar como estamos a pensar, a construção do taxiway é algo que teremos que fazer. Do mesmo modo, a iluminação da pista também será uma prioridade. O ideal era que essa iluminação já tivesse sido instalada. Agora teremos que analisar as questões técnicas para depois avançarmos com essa instalação”.
Recorde-se que recentemente o Ministro da Administração Interna anunciou a possibilidade do Aeródromo de Castelo Branco acolher os meios aéreos pré posicionados para o combate aos incêndios rurais em 2023 (disponibilizados e pagos por fundos europeus) servindo de plataforma de apoio a Portugal e Espanha.
Inaugurado em julho de 2013, o aeródromo tem uma pista de 1600 metros de comprimento, uma Base de Apoio Logístico para a os bombeiros e Proteção Civil, uma torre de controlo do tráfego aéreo, um hangar e um parqueamento para aeronaves. Ao longo dos anos tem recebido novas infraestruturas, ganhando por isso competitividade e atratividade.