Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Importa quem somos em conjunto

Paula Reis - 02/11/2023 - 10:02

Nos dias 26 e 27 de outubro decorreu em Madrid a Conferência Interparlamentar sobre Estabilidade, Coordenação Económica e Governação na União Europeia, no âmbito da presidência espanhola do Conselho da EU.

Partilhar:

Nos dias 26 e 27 de outubro decorreu em Madrid a Conferência Interparlamentar sobre Estabilidade, Coordenação Económica e Governação na União Europeia, no âmbito da presidência espanhola do Conselho da EU.
Tendo integrado a comitiva portuguesa representante do parlamento português, assisti em direto a intervenções relativas às diferentes visões de futuro da europa, nomeadamente no que diz respeito a financiamento, direitos sociais e práticas de governo económico.
Nos apartes, unimo-nos num aplauso à intervenção da Polónia que afirmou «estar de volta à europa e à democracia». Mas também houve lugar a um testemunho da Grécia relativa aos apoios de que necessita da Europa por ser uma porta de entrada de migrantes e refugiados que fogem da fome e da guerra.
Muitas intervenções deram conta de que estamos perante a certeza de que não se responde a cenários de crise (financeira, sanitária ou de guerra) com austeridade. Para tal em muito contribuíram os bons exemplos aplicados nos últimos anos, principalmente aos países do Sul da Europa, destacando-se os resultados portugueses.
A Cimeira Social do Porto foi referida por várias vezes e em várias línguas, para reafirmar que o económico e o social não podem desligar-se. As vozes da Extrema Direita continuam pouco convencidas da necessidade de abrirmos as portas da União, como estão pouco dispostas a contribuir para que o projeto europeu (no qual não acreditam) tenha sucesso coletivo.
O que mais gostei de ouvir foram as intervenções que dão conta da necessidade de que o novo quadro comunitário tenha uma visão global e integradora, mas também as necessárias adaptações nacionais e regionais. 
Deixo a nota que o lugar onde me coube senta, pertence a um membro do Senado espanhol, oriundo de uma aldeia da província de Salamanca, porta-voz da «Comissão de despovoamento e desafio demográfico.»
Em toda a Europa, e em cada uma das suas partes, o que importa é que a perspetiva de quem somos em conjunto, não deixando de atentar às especificidades de cada um, porque é na diversidade que nos tornamos mais ricos, fraternos e adaptáveis, logo mais preparados para enfrentar crises.

COMENTÁRIOS